Entre as medidas tomadas estão o alargamento de sanções contra instituições financeiras e empresas estatais russas e sanções contra funcionários do governo e familiares, disse na terça-feira a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

“A meta é forçá-los a fazer uma escolha”, disse ela. “A maior parte do nosso objetivo aqui é esgotar os recursos que [o Presidente russo, Vladimir] Putin tem para continuar a sua guerra contra a Ucrânia.”

As sanções visam aumentar o “isolamento” económico, financeiro e tecnológico da Rússia do resto do mundo, como forma de penalização pelos ataques a civis na Ucrânia, disse Psaki.

A porta-voz disse que as imagens de alegados massacres na cidade de Bucha, nos arredores de Kiev, são apenas “a ponta do iceberg” e que que “provavelmente” as forças russas “também cometeram atrocidades” em outras partes da Ucrânia.

Psaki disse que o governo está a avaliar “medidas adicionais”, mas sublinhou que o Presidente norte-americano Joe Biden não está a considerar nenhuma ação militar na Ucrânia.

Também na terça-feira, o Departamento do Tesouro norte-americano decidiu bloquear quaisquer pagamentos da dívida do governo russo com dólares americanos provenientes de contas em instituições financeiras dos EUA, dificultando o cumprimento das obrigações financeiras por parte da Rússia.