Segundo o gestor da BIC, Diogo Curado Moeda, em declarações à Inforpress, o Bootcamp 2030 é um concurso de ideias “muito intenso” que será trabalhado numa perspetiva de capitação e implementação, ou seja, um sistema de aprendizagem através de trabalho.

“O nosso objetivo é identificar empreendedores com alto potencial e fazer com que implementem as suas ideias, dai o desafio de pensarem num modelo de negócios dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ”, disse.

Além desta vertente, explicou, o concurso vai também, fornecer ferramentas de gestão aos participantes para que possam trabalhar ao longo da semana, dias 14, 15 e 16, pelo que neste âmbito a BICV vai disponibilizar mentores para trabalhar com os inscritos no evento.

Conforme Diogo Curado Moeda, a equipa de serviço vai exigir muito dos participantes visto que, durante os três dias de trabalho, serão identificados três empreendedores vencedores que depois participarão num programa de aceleração de ideias a ter inicio em janeiro de 2019.

“O BIC vai trabalhar com 40 pessoas que poderão inscrever-se, online, através do site num valor de 500 escudos. O Bootcamp 2030 irá servir para que os participantes concebam e desenvolvam modelos empresariais que venham a contribuir para se atingir os ODS, proporcionando desta forma uma transformação social”, frisou.

Para o representante da OIT que se fez presente no ato da apresentação do Bootcamp 2030, o programa irá ajudar a capitar jovens para que possam ter soluções para o seu primeiro emprego ou autoemprego.

“É preciso que os jovens se interiorizem nesta procura de ideias de negócios que sirva para melhorar vidas das pessoas, da comunidade onde residem, da sua cidade ou ambiente”, salientou.

O programa, a ser dirigido pela BIC, conta com a parceria do Programa de apoio ao emprego, empregabilidade e inserção (Jov@Emprego), executado pelo Governo de Cabo Verde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o apoio financeiro do Grão-Ducado do Luxemburgo.