Esta é mais uma iniciativa da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) que acordou com a sua congénere do Gana a realização de um ‘match’ entre equipas nacionais dos dois países, a realizar-se a 04 de Julho, véspera do 45º aniversário da independência nacional, na plataforma da Lichess.org, a partir das 17.00 locais (18:00 no Gana).

O amigável, segundo a FCX, será jogado ao ritmo Blitz, isto é, cada jogador dispõe de três minutos para terminar a sua partida, tendo um acréscimo de dois segundos por cada lance efectuado (3’+2”) e, irá ser utilizado o sistema “scheveningen”, no qual cada jogador de uma equipa joga com todos os membros do combinado adversário.

Cada equipa será constituída por cinco jogadores, sendo que, obrigatoriamente, pelo menos um dos atletas terá de ser do sexo feminino, à semelhança do ‘match’ disputado com Angola.

Por decisão da direcção da FCX, para os encontros internacionais online, só poderão representar o País na selecção nacional, jogadores que se encontrem filiados para a época de 2020 e que tenham a nacionalidade cabo-verdiana ou que residam em Cabo Verde há mais de três anos.

Os jogadores seleccionados de Cabo Verde, informou a FCX, serão escolhidos pelo director técnico nacional Mi Mariano Ortega e divulgados brevemente.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.