A intenção foi manifestada ontem, 06, pelo presidente dos Travadores, Abel Mendonça, após um encontro com o embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´bála Fernandes.

“Pedimos ao embaixador que nos fizesse a ponte com os clubes vermelhos da Guiné-Bissau, nomeadamente, o Benfica de Bissau, para assinarmos um protocolo e nos aproximarmos cada vez mais”, informou Abel Mendonça.

Acrescentou que a ideia é também estreitar as relações de amizade e cooperação entre os dois países, através do desporto, “neste caso o futebol”.

“Começamos com um país amigo no intuito de tentar aproximar esses dois povos, criando algumas actividades que possam interligar e reforçar as nossas relações de amizade “, explicou Abel Mendonça.

O presidente dos Travadores informou que iniciativas do tipo vão ser levadas a cabo também em Cabo Verde com a “retoma” de relações com os Vulcânicos, (Fogo), Santa Maria (Sal) e Mindelense (São Vicente).

Por seu turno, o embaixador, M´bála Fernandes enalteceu essa iniciativa dos Travadores por ser a primeira equipa a colocar a “primeira pedra” para o relançamento da relação entre os clubes dos dois países.

O diplomata avançou que ate neste momento Cabo Verde e a Guiné-Bissau estão a reactivar tudo aquilo que tem a ver com a cultura e o desporto e que ultrapassa a ligação politica entre os dois países.

A nova direcção dos Travadores, liderada por Abel Mendonça, que tomou posse no passado mês de Junho, aposta no saneamento financeiro, na internacionalização do clube e criação de uma equipa competitiva, que luta ”até ao fim” para o título.

Na última temporada, as Águias da Capital realizaram o campeonato na luta pelos lugares cimeiros, mas claudicou na segunda volta, tendo, entretanto, terminado a prova no quinto lugar, num universo de 12 concorrentes, suplantado pelo Celtic, Académica da Praia, Sporting da Praia e Boavista.

O Clube Desportivo Travadores foi fundado a 15 de Outubro de 1930 e conta no seu palmarés, quatro títulos nacionais (1972, 1974, 1994, 1996), oito campeonatos de Santiago e um de Santiago Sul.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.