A ação formativa, que teve duração de duas semanas, foi uma iniciativa da Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro do Desporto, em parceria com Câmara Municipal de AMES, Galiza (Espanha), no âmbito de um protocolo de cooperação assinado no início em novembro entre as duas autarquias.

A formação, ministrada pelo técnico espanhol Alberto Viaño, contemplou aulas teóricas e práticas, que aconteceram no Estádio Municipal do Tarrafal, com as equipas de futebol que estão nas competições oficiais e nas placas desportivas da cidade de Mangui e vila de Chão Bom.

Em declarações à Inforpress, o vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Tarrafal, Daniel David Soares, disse que a formação visou dotar os técnicos de “melhores conhecimentos” a nível de preparação física e prevenção de lesões.

O autarca, que fez um balanço “extremamente positivo” da formação, manifestou, por outro lado, a intenção da edilidade em parceria com Direção-Geral do Desporto estendê-la a toda região Santiago Norte.

(Artigo atualizado no dia 28 de novembro de 2018)