Fernando Elísio Freire, que falava na abertura do Conselho Nacional do Deporto que decorre em São Vicente, reiterou que o Governo vai actuar junto com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) na certificação do Estádio Adérito Sena, sendo que “a responsabilidade” do Executivo já “está totalmente cumprida” com a inscrição dos 21 mil contos no OE par ser utilizado nessa infra-estrutura.

Da mesma forma, o ministro garantiu que o Governo irá trabalhar também para dotar todos os municípios de Cabo Verde de infra-estruturas desportivas adequadas para a prática desportiva.

Fernando Elísio Freire, assegurou ainda, que estão a criar condições para reformatar o financiamento do sector desportivo e a desenvolver “programas específicos de formação” em articulação com as federações, o que possibilitou “o incremento” do número de federações nos últimos dois anos.

“Passamos de 11 para 18 federações. O que aumenta o desafio do financiamento, da organização, da transparência e do desporto,” destacou o ministro.

Segundo a mesma fonte, é também intenção do Governo “continuar a valorizar” os desportos náuticos através de “intervenções em vários domínios” e dar a este sector “uma discriminação positiva a nível institucional” porque, sustentou, pode ser “um sector produtor de mais-valia”.

Isto, adiantou, com o objectivo de ter 1.742 atletas cabo-verdianos habilitados para participar em eventos nacionais e ter outros 674 atletas cabo-verdianos em condições de participar em eventos desportivos internacionais.

Para além disso, ajuntou, estão a sensibilizar os atletas para cumprir o Código Mundial antidopagem, que, na sua óptica, “é um ponto essencial” para transformar Cabo Verde numa “referência da promoção de uma cultura do desporto limpo e ético.”

Conforme Fernando Elísio Freire, este Conselho Nacional do Desporto, no qual participam dirigentes de associações e de federações desportivas de todo o país, é “mais um passo no reforço do diálogo e no caminho” que se deve trilhar para “elevar o desporto a um patamar que todos ambicionam”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.