O governante fez este anúncio durante o encontro com associações comunitárias, desportistas e culturais, que teve lugar esta tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Catarina, em Assomada, no âmbito da sua visita de dois dias a esse município, tendo reiterado esse compromisso em declarações à imprensa, no final do acto.

As duas pistas de atletismo para treinamento, uma reivindicação antiga dos praticantes dessa modalidade, segundo adiantou o também ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, vão ser construídas nos estádios municipais dos respectivos municípios.

Para o titular da pasta do Desporto e Juventude, com essas duas pistas de atletismo, mais dois pavilhões desportivos, sendo um no Tarrafal, recentemente inaugurado, e o de Santa Catarina que vai receber obras de melhoria de piso e tecto em 2021 e as diversas placas desportivas na região Norte, está-se a criar as condições para prática de várias modalidades em Santiago Norte.

“Ajuntando tudo isso à formação e ao programa nacional de actividade física Mexi Mexê, de facto estaremos a dar um grande salto no desporto nessa região”, vaticinou Fernando Elísio Freire.

Sobre o investimento no tecto e piso no pavilhão desportivo Celestino Almada, em Nhagar, Santa Catarina, a ser feito em parceria com câmara, conforme justificou, deve-se ao facto dessa infra-estrutura desportiva e do Tarrafal serem as que vão acolher o Campeonato Africano das Nações de Andebol Feminino a ser realizado no país em 2024.

Ainda a nível das infra-estruturas desportivas em Santa Catarina, destacou as obras do arrelvamento do campo de futebol de Chã de Tanque, as obras de terraplanagem no de Rincão que no “futuro próximo” vai receber relva sintética e a construção de uma placa desportiva na mesma localidade, no próximo mandato do actual edil José Alves Fernandes, que é candidato a sua própria sucessão.

Relativamente à sua visita oficial de dois dias a esse município do Interior de Santiago, com foco nos sectores da Juventude e Desporto e com objectivo de se inteirar do ponto de situação de um conjunto de competências passadas a esse concelho, no âmbito da parceria entre o Governo e as câmaras municipais, Elísio Freire fez um balanço “extremamente positivo” da mesma.

Aliás, afirmou que vai satisfeito com os resultados, sobretudo no que diz respeito aos compromissos assumidos pelo Governo há três/quatro anos, que assegurou estão “em vias de concretizarem-se”, referindo-se à requalificação dos bairros, estradas de penetração, e asfalto das de Gil Bispo/Boa Entradinha e de Palha Carga/Entre Picos de Reda.

Destacou ainda o desenvolvimento do desporto e a relação cada vez “mais transparente” entre o Governo e Câmara Municipal de Santa Catarina.

“Portanto, tudo isso demonstra que o caminho que seguimos foi correcto, que aquilo que articulamos com a câmara municipal no início do mandato está a dar resultados, e neste momento, sentimos que a juventude e a população de Santa Catarina estão satisfeitas com a requalificação [do centro da cidade de Assomada] que fizemos e com a nova abordagem que temos e a forma como a própria auto-estima dos santa-catarinenses já aumentou”, regozijou-se.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.