Tratava-se do jogo de definição para as medalhas de bronze e prata – o ouro foi conquistado pela Tunísia – e a seleção cabo-verdiana não deu chances às argelinas, vencendo por 17-10, na primeira partida, e 17-12 na segunda

A treinadora Sofia Osório, radiante pela conquista, declarou no final que foi “um grande orgulho” trabalhar com um grupo que “deu tudo” de treino para treino e de dia para dia, sendo a medalha “a cara delas”.

“Foram elas que a conquistaram com energia e porque deram tudo dentro de campo, e acho que esta medalha assenta bem a Cabo Verde”, sintetizou a técnica, para quem a motivação foi a mesma para todos os jogos.

Ou seja, prosseguiu, mostrar ao povo de Cabo Verde que o “trabalho, esforço e dedicação” de todos durante esses meses era para ser mostrada em campo “e foi o que aconteceu”, numa equipa “bem liderada” pela capitã Susana.

Capitã que, por seu lado, deu conta de uma “alegria enorme e emoção” pela vitória, mas também por se tratar da primeira vez que jogava andebol de praia a este nível e, logo, no seu caso, no fim da carreira, como referiu, ganhar a medalha de prata “é tudo”.

“O que faltou para o ouro foi experiência e um pouco mais de concentração em determinados momentos dos jogos, pois apenas perdemos com a Tunísia, uma grande equipa, com outro andamento a nível  mundial”, concluiu a capitã Susana.

A seleção de Cabo Verde de andebol de praia efetuou quatro jogos neste torneio, venceu três, frente às seleções do Kenya, Serra Leoa e Argélia, e perdeu um para a Tunísia.

Ainda durante o dia o hoje, Cabo Verde disputa mais medalhas, nas modalidades de natação águas abertas, futebol free style e ténis de praia na modalidade duplas masculinas.

A 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia entrou hoje no terceiro dia de competições, é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol Freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos em que Cabo Verde já conquistou três medalhas de bronze e uma medalha de prata

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.