Reunidos num dos hotéis da cidade de Santa Maria, participam neste encontro vários representantes de instituições pertencentes à Comissão Técnica de acompanhamento para a realização deste evento desportivo, nomeadamente do Ministério da Defesa, da Saúde, das Infraestruturas, Finanças, Câmara Municipal do Sal, Cultura, Educação, Alfândega Polícia Nacional, entre outras.

Neste momento, segundo a presidente do Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), Filomena Fortes, há já algum ‘feedback’, principalmente da Segurança Nacional que, conforme disse, já fez um “bom trabalho” de levantamento.

“Isso já nos deixa mais seguros. Agora é limar as arestas. Todos os sectores aqui presentes têm até o dia 15 de Janeiro para entregar o plano de acção devidamente orçamentado. E é preciso que haja uma concertação prévia para não haver duplicação de funções, de actividades”, apontou.

Tendo isso em consideração, Filomena Fortes disse que este encontro deverá permitir um documento único com imputes dos diferentes sectores, antes da entrega do plano de acção.

Já faltam menos de seis meses para a realização do evento que vai contemplar 11 modalidades praticadas por mil atletas de 54 países do continente africano.

A segurança, a saúde, e a questão da infra-estrutura que deverá ser criada na praia de Santa Maria onde vão decorrer os jogos são os aspectos que merecem maior preocupação, entretanto, Filomena Fortes vai dizendo que tudo está a ser pensado ao mínimo detalhe.

Atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas, são as modalidades em competição nos Jogos Africanos de Praia, que decorrerão de 14 a 23 de Junho do ano em curso.

Acredita-se que a realização deste “grande evento” desportivo, na ilha do Sal, será uma “excelente oportunidade” para promover e reforçar o turismo como pilar central da economia cabo-verdiana, transformando a ilha numa plataforma internacional de transportes aéreos e um centro internacional de negócios.

SC/CP

Inforpress/Fim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.