As mulheres estão a “dar cartas” em diversas modalidades nesta 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia, é o que se ouve dizer nos bastidores, até porque, também na manhã de hoje, em basquetebol 3×3, Cabo Verde somou uma derrota, em masculinos (12-14) diante da Costa do Marfim.

Se o treinador das selecções de basquetebol, Mané Trovoda, elogiou a selecção feminina, a qual, segundo disse, exibiu “a garra e a inteligência” da mulher cabo-verdiana em campo, já em relação à classe masculina referiu que “não gostou” da forma como os seus jogadores abordaram a fase inicial do jogo.

“Jogamos com os campeões de África, não perdemos a guerra, apenas a primeira batalha, aprendemos, vamos organizar, ver o novo programa e trabalhar porque aqui em Cabo Verde vamos lutar para ganhar contra tudo e contra todos”, lançou Trovada.

Aliás, o treinador queixou-se do facto de ter trabalhado para a primeira jornada focado, como disse, num adversário (Mali), que constava da programação que lhe chegara, mas que, ao chegar à arena do jogo reparou que, afinal, o adversário era Costa do Marfim e não o Mali.

“Estamos em Cabo Verde, exigimos respeito tinham que nos mandar o programa com antecipação e o meu nome tinha que estar no grupo dos treinadores”, queixou-se Mané Trovoada.

Por outro lado, em voleibol feminino, Cabo Verde deu mais um passo rumo à qualificação para a segunda fase ao derrotar hoje a Gâmbia por 2-0, com os parciais de 21-19 e 23-21, e com a voleibolistas Janice Varela a reconhecer que esta foi a vitória mais difícil até agora.

“Uma vitória a base de muita luta, conseguimos melhorar alguns aspectos ao longo do jogo e alcançamos o nosso objectivo, que era vencer”, vincou Janice, que faz dupla com a irmã Ludmila Varela.

Na tarde de hoje, vai ocorrer a estreia do voleibol masculino, com a dupla cabo-verdiana Júnior Correia/Kelton Correia, também irmãos, a defrontar a selecção do Sudão.

Em femininos, a dupla Jnaice/Ludmila volta a competir a meio da tarde de hoje, desta vez, com as adversárias da Tânzânia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.