Para além de Cabo Verde e da Argélia, que lideram a lista, dados fornecidos pela organização dos jogos indicam que completam o top 10 de presenças de atletas os países Quénia, com 40 atletas, Marrocos (39), Tunísia (35), Nigéria (34), Togo (26), Djibuti (22), Senegal (18) e Maurícias (11).

Do leque de 43 países que participam na 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia, que decorrem na praia de Santa Maria, na ilha do Sal, desde o dia 14, Botsuana, Gana e Guiné Equatorial, trouxeram dez atletas cada.

Segue-se um leque maior de países que estão nos jogos com menos de dez atletas, como são os casos de Agola, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Egipto, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Níger, Zimbabwe, São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul e Tanzânia.

No total, são 537 atletas, todos alojados, juntamente com os respectivos staff, no hotel Sol Melia Dunas.

No dia em que os jogos entram no quinto dia, a tabela de medalhas continua a ser liderada por Marrocos, com oito medalha de ouro, uma prata e três de bronze, seguidos da Argélia, com 13 medalhas, e Tunísia, na terceira posição, com sete, os mesmos de Cabo Verde, que é quarto da lista, mas com a diferença de a Tunísia ter já conquistado três medalhas de ouro.

Hoje, o dia está reservado ao Teqball, designada modalidade da moda, para exibições e promoção com presença, entre outros dos futebolistas Douglas Costas (Brasil), Ryan Mendes (Cabo Verde), e dos ex-futebolistas internacionais cabo-verdianos Bubista e Nando.

Trata-se de um desporto praticado numa mesa parecida com as de ping-pong e uma bola de futebol, mas com a diferença de a mesa ser côncava nas extremidades, sendo permitidos o máximo de três toques até enviar a bola para o outro lado da mesa.

Na quarta-feira, 19, vão arrancar as competições nas modalidades de basquetebol 3×3, futebol de praia, voleibol de praia e kiteboarding.

A 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia entra hoje no quinto dia de competições, é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.