José Eduardo dos Santos falava à Inforpress, à margem do Fórum “Município e o Desporto” subordinado ao tema “Inclusão social através do desporto”, evento pensado com o foco na promoção dos valores da educação pelo desporto, para além de promover o envolvimento dos jovens na sociedade através do desporto.

O mesmo contou com a participação, na qualidade de palestrantes, de Rodrigo Bejarano (Comitê Paraolímpico) e Ismênia Frederico (ex-aleta olímpica), além de testemunho de munícipes e atletas.

“Nós estamos no mês do Desporto. É em Novembro que se assinala no país o Dia Nacional do Desporto (13 de Novembro). Normalmente acontece a comemoração da efeméride no próprio dia, mas entendemos que este ano devíamos fazer um programa mais alargado e que não fosse apenas uma comemoração de uma actividade desportivas, mas procuramos alargar aqui todas as matérias do desporto”, explicou o vereador.

Segundo defendeu o autarca, Cabo Verde caminha cada vez mais para um desporto melhor organizado, que dá passos para o profissionalismo, no sentido da economia do desporto, para que este seja visto como uma actividade que pode contribuir para o desenvolvimento do país e para a cadeia de pagamentos.

Por isso, o vereador advogou que nunca se poderá descuidar do papel social do desporto.

Para José Eduardo dos Santos “o desporto é em toda parte do mundo um dos maiores fenómenos sociais e de integração das sociedades” e que por isso “é importante sempre discutir esta matéria e partilhar experiencias”, que aliás é o “objectivo central” do fórum.

“É trazer pessoas que estão neste momento a trabalhar na inclusão social através do desporto para partilhar as suas experiências. Quisemos aqui discutir conceito e sair com novas ideias e continuarmos a desenvolver este papel importante do Desporto”, finalizou.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.