Um triunfo no encontro da sétima jornada do Grupo J deixa a seleção nacional a festejar a qualificação para o torneio do próximo ano na Alemanha, enquanto o empate será suficiente no caso de o Luxemburgo perder na Islândia.

Portugal vai tentar confirmar a 13.ª presença seguida em fases finais, entre europeus e mundiais, desde 2000, e a fase de qualificação mais ‘tranquila’ da sua história, já que nunca se apurou com três rondas ainda por disputar.

Depois de falhar a goleada histórica frente ao Luxemburgo (9-0) no Algarve, em setembro, devido a castigo, o possível regresso de Cristiano Ronaldo é a grande dúvida no ‘onze’ inicial que o selecionador Roberto Martínez vai apresentar no Dragão.

Portugal recebe pela terceira vez em solo luso a Eslováquia, rival que venceu nas duas anteriores ocasiões e sem qualquer golo sofrido.

O primeiro confronto aconteceu em 1999, com Portugal a triunfar por 1-0, no ‘velhinho’ e entretanto demolido Estádio José Alvalade, no apuramento para o Euro2000, e, em 2005, somou nova vitória, mas por 2-0, no Estádio da Luz, a caminho do Mundial2006.

Após seis rondas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambas com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.

Os dois primeiros lugares dão acesso direto à fase final do Euro2024.

Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido.

O Portugal-Eslováquia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do grego Tasos Sidiropoulos.