Segundo anunciado nas redes sociais pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Alejandro Domínguez, esta quarta-feira, o Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Campeonato do Mundo de 2030.

“Apontámos alto e sonhámos em grande. O Mundial de 2030 inicia-se onde tudo começou. Os anfitriões dos jogos inaugurais do Mundial serão Uruguai, Paraguai e Argentina”, pode ler-se na publicação de Domínguez.

A restante competição vai depois partir para Portugal, Espanha e Marrocos.

Este é um molde nunca antes visto na história do futebol visto que nunca antes uma prova desta dimensão se realizou em três continentes diferentes (América do Sul, África e Europa).

Falta ainda a confirmação oficial por parte da FIFA que era até agora apenas aguardada em 2024.

Como manifestações de felicidade por este anúncio, aconteceu também a partilha do presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Chiqui Tapia que escreveu na rede social X (antigo Twitter): "O nosso país terá o orgulho de receber o jogo inaugural da Argentina, no Mundial'2030. Unimo-nos a esta celebração mundial".

Também o presidente da Federação Paraguaia de Futebol (APF), Robert Harrison, não deixou passar o momento e publicou: "O trabalho em equipa é o caminho para concretizar os grandes sonhos, e este é o de toda a América do Sul. Muitas felicidades, Alejandro Domínguez, Chiqui Tapia e Ignacio Alonso".