O vencedor será escolhido por uma comissão de júri e anunciado durante a cerimónia do Peace and Sports Awards, que terá lugar a 18 de outubro na Grécia, na presença do Príncipe Albert II, do Mónaco.

Segundo um comunicado do COC, o evento, realizado durante o mês de abril, foi nomeado num rol de 180 países com mais de 2.000 eventos ao redor do mundo.

A atividade reuniu cerca de 8.000 participantes entre jovens, crianças e adultos em todo o País, em parceria com os Clubes Olímpicos de todas as ilhas, à volta do poder do desporto para o desenvolvimento das sociedades e da paz, tendo a exibição do White Card (cartão branco) a marca destas comemorações.

Em Cabo Verde, as celebrações terminaram com o grande “Festival Deporto pela Paz”, no Estádio Nacional, onde também se realizou o Torneio de Futbolnet, reunindo cerca de 1600 crianças.

“O evento será uma grande oportunidade de Cabo Verde mostrar o trabalho que tem desenvolvido, bem como criar redes com organizações internacionais, que mais tarde possam contribuir para o desenvolvimento de mais projetos desta magnitude”, refere a nota do COC.

O Dia do Desporto pela Desenvolvimento e Paz é celebrado a 06 de abril e foi instituído pelas Nações Unidas em 2013, sendo a  Peace and Sports é uma organização internacional sediada no Mónaco.

OM/AA