O sistema será usado pela primeira vez numa competição Mundial de seleções seniores, depois de ter sido testado no Mundial de clubes, disputado em Marrocos, e no Mundial de sub-20, que decorreu na Argentina.

“Queremos dar mais transparência ao processo e melhorar a compreensão das decisões da arbitragem”, explicou Pierluigi Collina, presidente do comité de arbitragem da FIFA, acrescentando que os árbitros presentes na competição, que começa na quinta-feira, “já experimentaram o sistema de som nos campos de treino e tudo correu bem”.

Durante os jogos do Mundial feminino de futebol, competição na qual se estreará a seleção portuguesa, os árbitros poderão consultar um ecrã colocado junta a uma das linhas, e devem depois explicar e comunicar a decisão ao público, através de um microfone colocada na camisola.

Alguns árbitros já manifestaram preocupação com o facto de as decisões terem ser explicadas em inglês, o que pode significar uma pressão acrescida para quem não tem o inglês como língua materna.

No Mundial, que vai ser disputado na Nova Zelândia e Austrália entre quinta-feira e 20 de agosto, Portugal vai competir no Grupo E e defronta os vice-campeões Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27), e os campeões mundiais Estados Unidos (01 de agosto).