O extremo internacional cabo-verdiano Heldon “Nhuck” Ramos, colocou esta segunda-feira, 18, um ponto final nos trabalhos da selecção nacional, após o empate, a duas bolas, entre Cabo Verde e Moçambique.

“Heldon é um dos maiores ícones do nosso futebol e, quiçá, do nosso desporto em geral. Nhuck, como é carinhosamente chamado, esteve ligado aos principais momentos da selecção nacional de futebol e é o símbolo da tenacidade e perseverança dos nossos tubarões azuis”, lê-se no comunicado.

Acrescenta que a “presença cativante, a garra e paixão” com que sempre honrou as cores e emblemas de Cabo Verde “foram e serão sempre uma inspiração” para as crianças, adolescentes e jovens cabo-verdianos.

“Heldon representa a alma do cabo-verdiano:  superação, crença, empenho e, sobretudo, uma enorme paixão pelo jogo e por Cabo Verde”, considera.

A mesma fonte aponta que o futebolista personificou o sonho de ser jogador da selecção, a ambição maior de uma geração de jogadores e ajudou, com os seus golos, passes e arrancadas fenomenais, a fazer Cabo Verde uma selecção respeitada e digna.

“O golo apoteótico de livre que marcou no jogo decisivo contra os Camarões, em Yaoundé, e que nos colocaria na primeira fase final da CAN de sempre da nossa selecção, seguida da participação muito honrosa no CAN da África do Sul, deverão constar entre os grandes momentos da história desportiva do país”, lembra.

O Governo deseja ao jogador os “maiores sucessos” no presente e no futuro pessoal e profissional e espera que continue de alguma forma ligado ao desporto nacional, para que possa passar essa mística do que é ser um “Tubarão Azul”.

“Serás para sempre uma referência para o desporto cabo-verdiano”, conclui.

Nhuck efectuou mais de 50 jogos pela selecção de Cabo Verde tendo marcado 15 golos e participado em duas Copas de África das Nações (2013, na Africa do Sul e 2015, na Guiné Equatorial). É o segundo capitão a deixar a selecção nacional este ano, já que há alguns meses, o defesa central Fernando Varela também havia anunciado a sua retirada.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.