Federação Internacional de Teqball (FITB) firmou hoje, na ilha do Sal, o seu compromisso junto das autoridades cabo-verdianas e comunidade desportiva de projetar esta modalidade em Cabo Verde, prometendo, inclusive equipar o arquipélago com mesas de teqball.

Esta garantia foi dada pelo presidente da federação internacional que superintende esta mais nova modalidade desportiva, durante o acto da assinatura de um protocolo com a Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA) para a entrega de 50 mesas de teqball, na razão de um para cada país africano.

Numa cerimónia, apadrinhada pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, e que contou com a presença de Simão Sabrosa, enquanto embaixador desta actividade desportiva e da brasileira Natalia Guitler, e a exibição de um vídeo do brasileiro da Juventus Douglas Costa, a FITB manifestou a sua determinação em trabalhar para colocar uma mesa de teqball em cada uma das escolas do país.

Fernando Elísio Freire enalteceu a iniciativa, mas foi expressivo em afirmar que o Governo esta sensível à pratica de todas as modalidades, reafirmando que a sua implantação vai depender da paixão dos seus praticantes.

Enquanto embaixador da modalidade, o antigo futebolista internacional português Simão Sabrosa destacou a importância desta nova modalidade para o crescimento do futebol, sublinhando que, actualmente, as grandes selecções e equipas mundiais como Brasil, Portugal e Espanha, Messi, Neymar entre muitos outros usam o teqball, por ser “uma ferramenta essencial para equipas profissionais”.

Já Bubista e Nando, dois ex-capitães da selecção de Cabo Verde de futebol, foram apresentados como embaixadores cabo-verdianos para o teqball e prometem tudo fazer para o desenvolvimento desta nova modalidade nas ilhas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.