A informação foi avançada à Inforpress pelo colaborador para as relações internacionais dos Travadores, Martinho Ramos, depois de um encontro com a embaixadora do Senegal em Cabo Verde, Silcalneyni Gueye.

“A embaixadora entendeu que através do desporto pode-se aproximar os dois povos e cimentar, ainda mais, a amizade entre os dois países”, informou.

Acrescentou que a diplomata prometeu “fazer a ponte” com instituições desportivas senegalesas, nomeadamente com os clubes vermelhos existentes naquele país da África Ocidental para futuros acordos de cooperação.

“O nosso objectivo central tem a ver com o reforço das relações de amizade e cooperação com países amigos de Cabo Verde, sobretudo onde existem clubes vermelhos”, sublinhou Martinho Ramos, considerando que os acordos entre os países proporcionam várias oportunidades.

Essas oportunidades, indicou o dirigente encarnado, devem ser exploradas pelas organizações desportivas para fomentar as relações de cooperação e reforçar a amizade entre os países.

Por isso, apontou que esta relação pode ir para além do futebol, abarcando a parte cultural e a integração das respectivas comunidades.

“A nossa visão de internacionalização do clube não só passa somente em arranjar novos parceiros, mas também aproximar os adeptos que estão na diáspora”, conclui.

No passado mês de Setembro, a direcção dos Travadores, chefiada pelo presidente Abel Mendonça, teve um encontro similar com o embaixador da Guiné-Bissau, M´bala Fernandes, que também prometeu ajudar o clube nesse processo de internacionalização.

A direcção dos Travadores aposta no saneamento financeiro, na internacionalização do clube e na criação de uma equipa competitiva, que lute ”até ao fim” para o título.

Na última temporada, as Águias da Capital realizaram o campeonato na luta pelos lugares cimeiros, mas claudicou na segunda volta, tendo, entretanto, terminado a prova no quinto lugar, num universo de 12 concorrentes, suplantado pelo Celtic, Académica da Praia, Sporting da Praia e Boavista.

O Clube Desportivo Travadores foi fundado a 15 de Outubro de 1930 e conta no seu palmarés, quatro títulos nacionais (1972, 1974, 1994, 1996), oito campeonatos de Santiago e um de Santiago Sul.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.