O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Nelson Martins, adiantou à Inforpress que estará atento ao sorteio, mas que não tem por onde escolher, com o argumento de que nesta fase não há que ter preferência, alegando que não existem equipas fáceis numa prova mundial.

Para o sorteio do 27º Campeonato do Mundo de Andebol, prova que se realiza de 13 a 31 de Janeiro no Egipto, o líder federativo assegurou ter recebido o convite da Federação Internacional para estar no escrutínio, mas que preferiu acompanhar o processo ‘on-line’, já que o momento não é propicio para longas viagens com escalas, face a  pandemia da covid-19.

Nelson Martins assegurou, igualmente, que não obstante a problemática levantada pelos atletas que reivindicam os prémios em atraso aquando do torneio de qualificação na Tunísia, Cabo Verde vai estar na sua máxima força na sua primeira participação no mundial da modalidade.

Ao que apurou a Inforpress, Cabo Verde está no pote 4, juntamente com os combinados nacionais de Angola, dos Marrocos, da RD Congo, da Polónia, da Rússia, que se juntam a mais uma selecção da América do Sul e Central e outra representante da América do Norte e das Caraíbas.

De acordo com a IHF, as 32 equipas apuradas para o Mundial do Egipto serão inicialmente divididas em oito grupos preliminares, cada poule compreendendo quatro equipas, sendo que as três primeiras equipas de cada grupo (24 no total) avançarão para a rodada principal.

As últimas selecções de cada grupo (oito) avançam para a Copa do Presidente.

As 24 equipas na rodada principal serão divididas em quatro grupos de seis equipas cada, de modo que as duas primeiras selecções de cada grupo avancem para as quartas-de-final, semifinais e final.

Distribuição das selecções nos potes para o sorteio:

Pote 1 - Dinamarca, Espanha, Croácia, Noruega, Eslovénia, Alemanha, Portugal e Suécia.

Pote 2 - Egipto, Argentina, Áustria, Hungria, Tunísia, Argélia, Qatar e Bielorrússia.

Pote 3 - Islândia, Brasil, Uruguai, República Checa, França, Coreia, Japão e Bahrein

Pote 4 - Angola, Cabo Verde, Marrocos, um representante da Confederação Sul-americana e Central, R D Congo, Polónia, representante da Confederação da América do Norte e das Caraíbas.

SR/CP

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.