A decisão foi tomada na reunião preparatória do encontro, uma hora antes do jogo, sensivelmente, no Estádio do Mar, em Matosinhos, perante a constatação de que havia policiamento insuficiente, adiantou a mesma fonte, explicando que os agentes presentes eram em número inferior ao necessário.

Terá sido a própria PSP a considerar, face àquela situação, não estarem reunidas as condições para que o jogo se realizasse, o que terá levado os responsáveis da Liga Portuguesa de Futebol Profissional presentes e os clubes envolvidos a acordar o adiamento do jogo.

Em comunicado enviado às redações, a Liga Portugal informa que "o jogo entre Leixões SC e CD Nacional, referente à jornada 20 da Liga Portugal SABSEG, foi adiado para data ainda a definir, por acordo dos Clubes, depois de ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio do Mar de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo, nem hoje, nem amanhã".

A Liga Portugal refere que embora a organização "seja alheia aos motivos que levaram ao adiamento", lamentam o " transtorno causado às equipas e adeptos, mas será sempre intransigente na defesa das garantias de segurança nas partidas das competições por si organizadas, de forma a assegurar a proteção de adeptos e intervenientes".

Recorde-se que no dia de ontem, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou o adiamento do encontro Famalicão-Sporting, da I Liga, e pediu medidas ao Governo contra a ausência de policiamento no encontro da 20.ª jornada.

Entretanto, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro (MAI) determinou a abertura de um inquérito aos acontecimentos a respeito do policiamento do jogo.

"O Ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito urgente, por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), aos acontecimentos que respeitam ao policiamento, pela PSP, do jogo Famalicão – Sporting, da Primeira Liga de futebol, em especial dos que se reportam a generalizadas e súbitas baixas médicas apresentadas por polícias", pode ler-se em comunicado enviado às redações.

Já este domingo, o Ministro encontra-se reunido no ministério com representantes máximos das forças de segurança, nomeadamente da GNR e PSP. No Terreiro do Paço estão centenas de agentes a aguardar o resultado desta reunião.

O Leixões ocupa 17.º e penúltimo posto da classificação geral II Liga portuguesa de futebol, com 17 pontos, e o Nacional encontra-se no 3.º lugar, com 37 pontos.

(notícia atualizada às 11h12 com o comunicado da Liga Portugal)

*Com Lusa