A informação consta na página de Lula da Silva na rede social Twitter.

Pouco antes das 14:00 (18:00 em Lisboa), centenas de militantes começaram a organizar-se numa marcha em direção ao TSE.

Foram colocadas faixas em frente do tribunal eleitoral brasileiro por militantes do PT e integrantes de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e organizações quilombolas (descendentes de negros que foram escravizados no Brasil).

Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens de intenção de voto para as presidenciais do Brasil, que se realizam em outubro, arrecadando cerca de um terço das intenções de voto, o dobro de qualquer outro candidato.

O antigo Presidente está preso após ser condenado em duas instâncias da Justiça brasileira, num processo em que é acusado de ter recebido um apartamento de luxo na cidade litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos desta empresa com a petrolífera estatal Petrobras.

Este processo ainda não terminou, uma vez que estão pendentes recursos apresentados pelos advogados de Lula da Silva em tribunais superiores.

Núcleo do Partido dos Trabalhadores concentrou-se em Lisboa em apoio a Lula da Silva

O núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) organizou hoje, na Praça Luís de Camões em Lisboa, uma concentração de apoio à candidatura de Lula da Silva às presidenciais brasileiras, com a presença de cerca de 80 apoiantes.

Esta concentração ficou ainda marcada por alguns protestos de opositores de Lula que passavam pelo local e que obrigaram a uma intervenção da polícia.

Evonês Santos, representante do Núcleo do PT em Portugal, disse em declarações à agência Lusa acreditar que a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva "é um golpe para impedir que o PT volte a governar e deixar o Brasil nas mãos de potências económicas".

"Acredito firmemente na inocência de Lula. Até ao momento não há provas, o próprio Lula pede por provas. Não há fundamentos para o condenarem", afirmou a representante do núcleo do PT.

(Notícia atualizada às 22h54)