Segundo o Guardian, as autoridades locais informaram, na quarta-feira, que uma ponte histórica na cidade portuária será temporariamente desmantelada para permitir a passagem do super iate do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

O iate está a ser construído em Alblasserdam, perto de Roterdão, e terá de passar sob a ponte no próximo verão.

A icónica Ponte Koningshaven data de 1878 e teve de ser reparada depois de bombardeada em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, por ser demasiado baixa, o conselho local pediu para que fosse removida a sua secção central por forma a permitir a passagem do barco do bilionário americano, um iate de luxo avaliado em 430 milhões de euros.

"É a única passagem para o mar", disse à AFP uma porta-voz da câmara de Roterdão, acrescentando que o custo da operação ficará a cargo do proprietário da Amazon.

Apesar de o gabinete do presidente da câmara ter salientado os benefícios económicos e os empregos criados pela construção do barco, a decisão não deixou todos satisfeitos, até porque, após uma grande reforma em 2017, o município tinha prometido que a estrutura conhecida como 'De Hef' nunca mais seria tocada.