"Aquilo a que estamos a assistir hoje é vermos a democracia portuguesa, o parlamento português, refém de um irresponsável. Esse irresponsável chama-se André Ventura", acusou.

O líder da IL falava aos jornalistas depois de o parlamento ter falhado, por três vezes, a eleição de um presidente da Assembleia da República.

Rui Rocha acusou André Ventura de ser "uma criança mimada e uma criança grande" e de estar a fazer "uma birra".

"Eu imagino o que será as pessoas estarem lá em casa à espera de soluções para a saúde, para a educação, para os impostos, para o futuro dos seus filhos e assistirem a este tristíssimo espetáculo de alguém que tem os portugueses, a democracia portuguesa e o parlamento português refém de uma birra", afirmou.

Os deputados Francisco Assis e José Pedro Aguiar-Branco falharam novamente a eleição para presidente da Assembleia da República, já que nenhum obteve a necessária maioria absoluta.

O socialista Francisco Assis obteve 90 votos, o social-democrata Aguiar-Branco 88 e registaram-se 52 votos brancos, na terceira tentativa falhada de eleger o próximo presidente da Assembleia da República.

O presidente da IL criticou que os deputados do Chega não sejam "capazes de decidir" entre "um candidato do espaço não socialista e um candidato socialista" e classificou a situação como um "triste espetáculo" e "uma vergonha".

Questionado se considera que esta foi uma demonstração de força por parte do líder do Chega, Rui Rocha recusou fazer avaliações "sobre aquilo que André Ventura faz ou não faz, o que pode ou não pode fazer".

"Sei que é lamentável que a democracia portuguesa e a Assembleia da República esteja a dar este triste espetáculo, apenas e só porque alguém que quer fazer birra a propósito de uma situação que já devia estar resolvida", criticou, considerando que o parlamento já devia "estar a preparar esta legislatura, a apresentar medidas, a discutir medidas, a resolver a vida dos portugueses".

"É absolutamente inadmissível isto", defendeu, considerando que Ventura deve um pedido de desculpa aos portugueses.

Rui Rocha recusou comentar o anúncio de André Ventura, de que vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Luís Montenegro.

"Eu não faço comentários sobre aquilo que são as reuniões, os comentários, as discussões entre líderes de outros partidos. Creio que André Ventura, aquilo que deveria fazer já, ainda esta noite, era um pedido de desculpa aos portugueses", sustentou.

Interrogado se será possível ultrapassar este impasse, disse não saber "quanto tempo demora a resolver uma birra" de "uma criança de 40 e tal anos" e salientou: "O que eu sei como pai é que as birras se resolvem com educação."

"É absolutamente lamentável, os portugueses farão o seu juízo. Eu não posso fazer previsões sobre um homem de 40 e tal anos que põe o país nesta situação, que põe a Assembleia da República nesta situação e que bloqueia o início da solução dos problemas dos portugueses", acusou.

Uma nova votação está prevista para as 12:00 de hoje, com a entrega de candidaturas até às 11:00.