Numa nota da tutela enviada às redações sublinham que "o Embaixador da República Islâmica do Irão foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros esta manhã, 16 de abril".

"A reunião, mantida com o Diretor-Geral de Política Externa, permitiu reiterar de forma veemente e categórica a condenação do recente ataque realizado contra o Estado de Israel", sublinha-se.

Destacam ainda que: "O Governo português manifestou a sua profunda preocupação com a escalada do conflito na região, apelando à máxima contenção".

O encontro permitiu ainda renovar a exigência da libertação imediata do navio MSC Aries, apresado no estreito de Ormuz, à luz das obrigações de Portugal enquanto Estado bandeira, dizem ainda.

"Foi igualmente exigida a libertação da tripulação, que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver apresado, dado não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas", refere o governo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros garante que aguardará os resultados desta diligência formal e avaliará, em função disso, passos adicionais.