As três televisões concordam "em que a posição legal manifestada pela AD sobre a representação das coligações é perfeitamente legítima e está plasmada na lei" e reiteram que "têm sobre este ponto uma opinião jurídica diferente, que decorre sobretudo da prática" da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Entretanto, as televisões chegaram a acordo e Luís Montenegro vai aos debates, disse hoje à Lusa o representante das três televisões, Ricardo Costa.

Apesar disso, as televisões reconheceram que "durante o processo de negociações o representante da AD manifestou a intenção de indicar Nuno Melo para alguns debates" e reiteraram que, "na altura, a posição das televisões sobre este tema pode não ter ficado clara, tendo contribuído para este mal-entendido, que lamentam". Contudo, "foi sempre entendimento das três televisões que os debates propostos envolviam exclusivamente os líderes dos partidos e coligações com representação parlamentar".