Donald Trump tornou-se no primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado por um crime na justiça e poderá ser preso na próxima terça-feira, quando for presente ao juiz.

O advogado de Trump confirmou esta informação, salientando esperar que a "acusação ocorra na terça-feira".

Assim, o ex-presidente, e possível candidato às eleições norte-americanas do próximo ano, vai apresentar-se ao tribunal e perceber as acusações. A imprensa relata que Trump terá de responder por 34 possíveis crimes e o juiz, depois de o ouvir, decidirá se este ficará preso ou será libertado sob fiança.

Entretanto, Donald Trump já reagiu nas suas redes sociais, apelando ao protesto por parte dos seus apoiantes. "O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos da América será preso na terça-feira da próxima semana. Protestem, recuperem a nossa nação!", escreveu.

Perceba o caso

  • A procuradoria-geral dos EUA acredita que Trump terá pago um suborno à atriz porno Stormy Daniels para que esta não revelasse ter tido uma relação com ele.
  • O pagamento de 130 mil euros terá sido feito por um dos seus advogados, Michael Cohen, antes das eleições de 2016.
  • O tribunal de Nova Iorque pretende determinar se o ex-presidente prestou apenas declarações falsas sobre este pagamento ou se não cumpriu as leis do financiamento de campanhas, usando dinheiro da sua campanha para este pagamento.
  • O seu advogado, que efetuou o pagamento, foi condenado a três anos de prisão, em 2018, e disse na altura que pagou pelo silêncio por ordem de Trump.
  • O ex-presidente diz que a acusação tem motivações políticas e nega envolvimento com Stormy Daniels.