O ministro da Defesa da Ucrânia anunciou na terça-feira que 11 países formaram uma coligação para treinar militares da Força Aérea ucraniana para voar e manter caças F-16, que Kiev diz serem fundamentais para vencer a invasão russa.

A declaração política foi assinada por Portugal, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Suécia e Reino Unido, que “partilham a convicção de que o apoio continuado à Ucrânia é de extrema importância” face à agressão da Rússia.

“As partes acordaram que, de forma a assistir a Ucrânia na defesa do seu espaço aéreo, vão estabelecer uma coligação conjunta de treino da Força Aérea ucraniana para a operação e manutenção de caças F-16, de acordo com as autorizações necessárias e a possibilidade de incluir outros tipos de aeronaves de combate numa fase posterior”, lê-se na declaração.

"É oficial: uma coligação para o treinar pilotos F-16 da Força Aérea Ucraniana foi formada! Hoje, 11 países parceiros e a Ucrânia assinaram um memorando", disse o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, no Twitter.

Todo o treino será feito fora do território da Ucrânia.

*com Lusa e AFP