Pontos-Chave

  • Al-Assad diz estar mais determinado na luta contra terrorismo no país
  • Putin critica "ato de agressão contra um Estado soberano"
  • Israel dá "apoio total" ataque
  • Theresa May diz que ataque envia "mensagem clara" contra utilização de armas químicas
  • NATO apoia ataque, Alemanha ao lado dos aliados em resposta militar, UE ao lado da justiça
  • Portugal “compreende as razões e a oportunidade"
  • China diz que ataque na Síria viola carta da ONU
  • Arábia Saudita diz que ataques são "resposta aos crimes" do regime sírio
  • Turquia diz que é "obrigatório encontrar-se uma solução política para a Síria"
  • Partidos da oposição no Reino Unido e França criticam ataques. PCP e Bloco dizem que Portugal deve demarcar-se do ato, PSD apoia "sem ambiguidade" iniciativa dos aliados mas pede prudência. Por seu turno, o CDS-PP afirmou compreender os ataques, mas manifestou preocupação com a escalada de violência no país.
  • O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condenou “veementemente” o ataque
  • Países da América Latina: Venezuela, Cuba e Bolívia condenam ataque
  • Irão adverte para "consequências regionais" do ataque na Síria

Portugal “compreende as razões e a oportunidade" 

“Portugal compreende as razões e a oportunidade desta intervenção militar”, afirma o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado, acrescentando que o objetivo foi “infligir danos à estrutura de produção e distribuição de armas que são estritamente proibidas pelo direito internacional”.

De acordo com o comunicado divulgado pelo ministério de Augusto Santos Silva, o regime sírio “deve assumir plenamente as suas responsabilidades”, já que “é inaceitável o recurso a meios e formas de guerra que a humanidade não pode tolerar”.

Lembrando que o ataque desta madrugada visou a capacidade de armamento químico da Síria, o MNE refere que os bombardeamentos foram feitos por “três países amigos e aliados de Portugal, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido”.

O entanto, afirma o ministério, é necessário “evitar qualquer escalada no conflito sírio, que gere ainda mais insegurança, instabilidade e sofrimento na região”.

O Governo relembra ainda que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a União Europeia “têm repetidamente insistido” que “todas as partes devem mostrar abertura para investigações independentes que possam apurar e punir responsabilidades por crimes de guerra”.

Além disso, defende que todas as partes envolvidas “devem mostrar contenção no uso da força e empenhamento na procura de uma solução política, negociada e pacífica, para o conflito na Síria, que representa hoje uma muito séria ameaça à paz e segurança no mundo”.

O Presidente da República afirmou hoje que só a vontade de construir a paz permitirá caminhos de futuro, ao referir-se ao ataque de "amigos e aliados" à Síria e à compreensão manifestada pelo Governo português. (Leia aqui o artigo completo)

Comunistas e Bloco condenaram hoje o ataque. Partidos dizem que Portugal deve demarcar-se do ato e distanciar-se da da escalada militarista. (Leia aqui o artigo completo)

Catarina Martins compara ataque com "guerra da mentira do Iraque". (Leia aqui o artigo completo)

O PSD manifestou hoje apoio, "sem ambiguidade", mas defendeu "a maior prudência", para evitar uma escalada de violência na região. (Leia aqui o artigo completo)

O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, referiu que o partido compreende os ataques desta madrugada a alvos associados à produção de armas químicas na Síria, mas manifestou preocupação com a escalada de violência no país.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condenou  “veementemente” o ataque. De acordo com o CPPC, este constituiu um “completo desrespeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional”. (Leia aqui o artigo completo).

Al-Assad diz estar mais determinado na luta contra terrorismo no país

O presidente sírio Bashar al-Assad garantiu hoje estar mais determinado do que nunca em "lutar contra o terrorismo" na Síria, após ataques de forças armadas ocidentais contra instalações militares do seu regime, em represália pelo recente ataque químico.

"Esta agressão não faz mais do que reforçar a determinação da Síria em continuar a lutar e esmagar o terrorismo, em cada parcela do seu território", assegurou al-Assad durante uma conversa telefónica com o seu homólogo iraniano Hassan Rohani, citado pela presidência síria.

Ataque envia "mensagem clara" contra utilização de armas químicas, diz Theresa May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse hoje em Londres que os ataques à Síria feitos pelo seu país, pela França e pelos Estados Unidos enviam uma “mensagem clara” contra a utilização de armas químicas.

“Esta ação coletiva envia uma mensagem clara: a comunidade internacional não vai ficar à espera e não irá tolerar o emprego de armas químicas”, declarou May numa conferência de imprensa, acrescentando que os ataques eram “ao mesmo tempo justos e lícitos”.

A chefe do executivo britânico também afirmou que informações preliminares indicam que o regime sírio utilizou no ataque a Douma ‘bombas barris’, um tipo de artefacto explosivo improvisado que geralmente consiste em barris cheios de explosivos.

Por outro lado, Theresa May explicou que a necessidade de agir rapidamente e razões de segurança operacional levaram a que a intervenção britânica não fosse votada no parlamento.

Principais partidos da oposição no Reino Unido e em França já criticaram o ataque (leia aqui o artigo completo)

Putin critica "ato de agressão contra um Estado soberano"

Os ataques com mísseis foram realizados "sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, em violação da Carta das Nações Unidas e de normas e princípios do direito internacional" e constituem "um ato de agressão contra um Estado soberano que está na vanguarda da luta contra o terrorismo", refere Putin em comunicado.

Moscovo insiste que não existiu qualquer ataque com armas químicas por parte de Damasco e acusou as potências ocidentais de tentarem procurar uma desculpa para executarem o ataque. (Leia o artigo completo aqui)

"Foi um golpe contra a capital de um Estado soberano que tentou durante anos sobreviver em meio a uma agressão terrorista", e isto "no momento em que havia conquistado a oportunidade de ter um futuro pacífico", afirmou a porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

António Guterres: “Síria representa a mais séria dimensão dessa ameaça [à paz e segurança]”

O secretário-geral das Nações Unidas reagiu ao ataque à Síria poucos minutos depois do anúncio da operação militar.

"A situação no Médio Oriente encontra-se de tal forma num caos que se tornou uma ameaça à paz e à segurança internacional. E hoje em dia a Síria representa a mais séria dimensão dessa ameaça", escreveu António Guterres na sua conta de Twitter.

Ao início da tarde de sábado, o secretário-geral da ONU pedia no Conselho de Segurança que se evite uma situação “fora de controlo". (Leia o artigo completo aqui.)

Amnistia Internacional

"A população da Síria já sofreu seis anos de ataques devastadores, incluindo ataques químicos, muitos deles equivalentes a crimes de guerra", lamentou a AI em comunicado. "É necessário tomar todas as precauções para minimizar os danos aos civis em qualquer ação militar".

NATO apoia ataque 

O secretario geral da NATO  apoiou o ataque conjunto dos EUA, Reino Unido e França a instalações de armas químicas na Síria. Jens Stoltenberg considerou que tal “reduzirá a capacidade do regime” de Assad de voltar a atacar a população com este tipo de armas.

“A NATO condenou sistematicamente o uso continuado por parte da Síria de armas químicas como uma clara violação das normas e acordos internacionais”, afirma o secretário geral numa declaração publicada na página da Internet da NATO.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse, posteriormente, numa reunião em Bruxelas, que todos os 29 membros da Aliança apoiaram os ataques dos EUA. (Leia o artigo completo aqui.)

Alemanha ao lado dos aliados em resposta militar "necessária e apropriada" à Síria

O Governo de Berlim apoia os ataques dos EUA, França e Reino Unido, considerando-os uma “intervenção militar necessária e apropriada”, afirmou hoje em comunicado Angela Merkel.

“Nós estamos ao lado dos nossos aliados americanos, britânicos e franceses” que “assumiram as suas responsabilidades”, com uma “intervenção militar que era necessária e apropriada”.

Esta posição foi anunciada dois dias depois de Berlim ter dito que não iria tomar parte das ações militares contra Damasco.

UE ao lado dos seus aliados e ao lado da justiça, afirma Conselho Europeu

“Os ataques dos EUA, França e Reino Unido mostram claramente que o regime sírio, com a Rússia e o Irão, não podem continuar com esta tragédia humana, pelo menos sem terem custos”, escreveu Donald Tusk, na sua conta de Twitter.

“O uso de armas químicas é inaceitável e deve ser condenado nos seus termos máximos. A comunidade internacional tem de identificar e responsabilizar quem levou a cabo os ataques químicos”, afirmou posteriormente o presidente da Comissão Europeia, em comunicado.

Juncker lembrou que "não é a primeira vez" que o regime sírio usa armas químicas contra a população civil, mas deve ser a última".

Israel apoia ataque, mas avisa sobre Irão

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, foi outra das vozes que expressou o "apoio total" nos aos ataques à Síria desta madrugada.

"Durante a manhã [em Israel], sob a liderança dos Estados Unidos, França e o Reino Unido demonstraram que o seu compromisso não está limitado às proclamações de princípios", afirmou Netanyahu num comunicado por escrito.

O primeiro-ministro adiantou ainda que o presidente sírio Bashar al-Assad tem de perceber que a sua expectativa de ter uma base "para o Irão, assim como as suas aproximações [ao país], colocam a Síria em perigo", informou, segundo a agência Reuters.

Hezbollah

"A guerra dos Estados Unidos contra a Síria, contra os povos da região e os movimentos de resistência não vai alcançar os seus objetivos", afirmou o Hezbollah em comunicado.

Turquia diz que é "obrigatório encontrar-se uma solução política"

 O vice-primeiro-ministro turco, Bekir Bozdag, disse hoje que as forças norte-americanas não usaram a base aérea de Incirlik, na Turquia, para conduzir os ataques, e que é "obrigatório encontrar-se uma solução política para a Síria".

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citada pela agência Reuters, diz que o país vê esta operação "como uma resposta apropriada contra o Governo sírio".

Já o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, saudou hoje o ataque que uma “resposta adequada” aos “ataques desumanos” do regime de Bashar al-Assad. “O regime percebeu que os seus ataques crescentes dos últimos dias contra dissidentes […] não ficam sem resposta”, disse Erdogan numa reunião do seu partido, o AKP, em Istambul.

“Seria impensável que estes ataques desumanos realizados pelo regime ficassem sem resposta. Pensamos que a operação foi adequada”, acrescentou.

“Pensamos que a sensibilidade demonstrada em relação ao ataque químico também devia ser demonstrada em relação às centenas de sírios inocentes massacrados com as armas convencionais do regime”, afirmou.

Erdogan disse que falou hoje por telefone com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e defendeu que os Estados Unidos e a Rússia devem dialogar e reduzir a tensão na Síria. O presidente turco afirmou que deverá em seguida contactar os presidentes francês, Emmanuel Macron, norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin.

China diz que ataque na Síria viola carta da ONU e dificulta solução para a guerra

“Qualquer ação militar unilateral sem o aval do Conselho de Segurança é contrária aos propósitos e princípios da Carta da ONU e viola os princípios e normas básicas do direito internacional”, afirmou em comunicado uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.

Este ataque “também acrescenta fatores novos e complicados para a solução da questão síria”, acrescentou a porta-voz.

“Nós opomo-nos ao uso da força nas relações internacionais e apoiamos o respeito pela soberania, a independência e a integridade territorial de todos os países”, disse.

A China “apela a todas as partes para que ajam no quadro do direito internacional e para que resolvam a crise através do diálogo e da negociação”, referiu a porta-voz.

Arábia Saudita diz que ataques são "resposta aos crimes" do regime sírio

“A Arábia Saudita dá o seu pleno apoio aos ataques lançados pelos Estados Unidos, a França e o Reino Unido na Síria, porque eles constituem uma resposta aos crimes do regime” sírio, afirmou um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita, citado pela agência oficial Spa.

Riade lamentou que a comunidade internacional tenha “ficado impotente” e não tenha “agido firmemente” contra o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Catar e o Iraque

O Catar expressou apoio às operações dos países ocidentais e o Iraque afirmou que os bombardeios "oferecem ao terrorismo uma oportunidade de desenvolvimento depois de ter sido derrotado no Iraque e amplamente encurralado na Síria".

Países da América Latina

Cuba: O governo condenou o "ataque atroz" lançado pelos Estados Unidos e dos seus aliados contra a Síria, uma "ação unilateral" que "aprofunda o conflito" nesse país e no Médio Oriente.

Argentina: O governo argentino renovou a sua "firme condenação ao uso de armas químicas" na Síria e pediu que a comunidade internacional preserve a paz sem firmar posição sobre os bombardeamentos precisos dos Estados Unidos, França e Reino Unido.

Bolívia: O presidente boliviano Evo Morales, que participa em Lima, no Perú, na Cimeira das Américas, condenou o ataque "enlouquecido" contra a Síria.

Brasil: O governo brasileiro manifestou "grande preocupação com a escalada do conflito militar na Síria" e com as denúncias de uso de armas químicas. Reiterou que o fim do conflito só poderá ser alcançado pela via política.

Venezuela: o presidente Nicolás Maduro classificou o ataque como "um ato criminoso do imperialismo norte-americano contra o povo da Síria".

Irão adverte para "consequências regionais" do ataque na Síria

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Bahram Qasemi, denunciou, em comunicado, que o ataque realizado esta madrugada pelos Estados Unidos, Reino Unido e França ignora “a soberania e a integridade territorial da Síria”.

“Os Estados Unidos e seus aliados são responsáveis pelas consequências regionais dessa ação”, acrescentou o porta-voz.

Segundo o Irão, os EUA, a França e o Reino Unido decidiram bombardear a Síria “sem quaisquer provas” do alegado ataque químico, há poucos dias, na cidade de Duma, arredores de Damasco e sem esperar pelos peritos internacionais que deveriam iniciar hoje uma investigação no terreno.

Teerão, aliada de Damasco, considera que as acusações de ataques químicos foram “uma desculpa” para justificar o ataque militar de hoje.

Os EUA, a França e o Reino Unido realizaram hoje uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade de Douma, Ghuta Oriental, por parte do Governo de Bashar al-Assad.

A ofensiva consistiu em três ataques, com uma centena de mísseis, contra instalações utilizadas para produzir e armazenar armas químicas, informou o Pentágono.

Síria: As imagens do ataque conjunto e da destruição
Síria: As imagens do ataque conjunto e da destruição
Ver artigo

O presidente dos EUA justificou o ataque como uma resposta à “ação monstruosa” realizada pelo regime de Damasco contra a oposição e prometeu que a operação irá durar “o tempo que for necessário”.

A Rússia anunciou, entretanto, que vai pedir uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU após os ataques ocidentais contra alvos na Síria.

“A Rússia convoca uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para discutir as ações agressivas dos Estados Unidos e seus aliados", refere em comunicado Moscovo.

Peritos da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) tinham previsto iniciar hoje uma investigação sobre o alegado ataque com armas químicas. A missão recebeu um convite do Governo sírio, sob pressão da comunidade internacional.

Mais de 40 pessoas morreram e 500 foram afetadas no ataque de 7 de abril contra a cidade rebelde de Douma, em Ghuta Oriental, que, segundo organizações não-governamentais no terreno, foi realizado com armas químicas.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Al-Assad da autoria do ataque, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirmou que o ataque foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.


Última atualização às 23:38

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.