Em declarações ao programa matinal “Fox and Friends”, Trump disse que quer que a Reserva Federal (Fed) “seja menos agressiva” porque está a cometer “um grande erro”.

Já na quarta-feira à noite o presidente norte-americano tinha deixado críticas ao banco central após a forte queda registada na bolsa de Nova Iorque. “A Fed está a cometer um erro. Creio que a Fed enlouqueceu”, disse Trump aos jornalistas em Erie, no estado da Pensilvânia, antes de realizar um comício.

Depois destas declarações o principal conselheiro económico de Trump, Larry Kudlow, explicou no canal televisivo CNBC que o presidente “não dita a política da Fed”.

“Sabemos que a Fed é independente”, sublinhou Kudlow, acrescentando que considera que o que ocorreu na quarta-feira foi “uma correção normal num mercado que tem estado em alta”.

A bolsa nova-iorquina encerrou a sessão de quarta-feira com fortes e generalizadas baixas, na sua pior sessão em oito meses. Os três índices de referência perderam mais de 3%.

A queda foi atribuída a uma derrocada no setor tecnológico num contexto de forte subida das taxas de juro.

O rendimento das obrigações norte-americanas registou um aumento inesperado na semana passada, após declarações do presidente do banco central, Jerome Powell, sugerindo que a instituição vai continuar a subida gradual das suas taxas de juro de referência para evitar um sobreaquecimento da economia, que se tem mostrado particularmente dinâmica.

No final de setembro, a Reserva Federal decidiu subir as taxas de juro em 25 pontos base, o terceiro aumento desde o início do ano.

A taxa dos fundos federais passou a ficar entre 2% e 2,25%, o nível mais elevado em 10 anos.

Pela primeira vez desde 2011, a Fed deixou de referir-se à sua política monetária como sendo “acomodatícia”, sinónimo de uma política monetária com taxas de juro baixas para apoiar a recuperação económica.

A Fed prevê ainda aumentar as taxas mais uma vez em 2018 e três vezes em 2019.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.