A necessidade de transformar e mudar o actual “estado de conformismo e de um certo absenteísmo” da juventude mindelense, segundo Lucas Monteiro garantiu na abertura, realizado na Uni-CV, foi o principal motivo para se trazer este tipo de evento para São Vicente.

“Na esperança de que nós podemos mudar o pensar”, lançou o curador do TEDx Mindelo, adiantando que a decisão de tentar a licença foi no intuito de mostrar aos desempregados e os jovens em final de formação que “quem pode reinventar a sua inserção na vida activa, são eles mesmos”.

Estes que, conforme a mesma fonte, podem traçar o seu rumo através da partilha de experiências e expectativas, que chegam das diversas partes do globo, e ainda no país.

Deste modo, os oito oradores mostraram um pouco das suas histórias neste Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento neste certame, a que São Vicente conseguiu a licença para organizar sob a temática “Interculturalidades – estórias e histórias e ideias (re)mixadas”, influenciado “um pouco” pela TEDx Praia, ilha de Santiago, que já vai na segunda edição.

“Abrimos as portas a uma nova era de pensamento”, afiançou Lucas Monteiro durante a abertura do evento, reservado a um número limitado de 100 convidados e que contou com a presença do ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente.

No entanto, regista-se a limitação imposta à imprensa, a quem a organização colocou muitas barreiras, alegando regras rígidas para a concessão da licença e que, segundo os mesmos, também esteve em perigo devido ao atraso de mais de uma hora para o início do evento.

TEDx é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”.

Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, Estados Unidos da América, desde então, o TEDx tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas.

A iniciativa TEDx concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos no formato TED em suas comunidades.

Mais de 5.000 eventos TEDx foram realizados, e as palestras seleccionadas a partir desses eventos são transformadas em vídeos de TED Talks.

Inforpress/Fim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.