Em jeito de balanço relativo ao primeiro ano de operacionalização da empresa Cabo Verde Inter-ilhas (CVI), completado agora em Agosto, as câmaras municipais santantonenses enaltecem "as melhorias registadas" nos transportes marítimos no percurso São Vicente/Santo Antão/São Vicente.

Para o presidente da câmara do Paul, António Aleixo, os municípios de Santo Antão reconhecem "as melhorias verificadas a nível dos transportes marítimos entre as duas ilhas, a partir de 2019", considerando que a CVI "está num bom caminho", facto que os autarcas santantonenses "agradecem", avançou.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, destaca, por sua vez, "as boas relações institucionais" que esta empresa mantém com as câmaras municipais de Santo Antão, as quais, assegura, estão "satisfeitas" com o serviço de transporte de pessoas e mercadorias, assegurado pela CVI.

Graças às "boas relações" existentes entre as câmaras de Santo Antão e a CVI, as partes firmaram, esta semana, um protocolo no âmbito do qual a empresa passa a apoiar os municípios na evacuação de doentes para São Vicente e no transporte de donativos.

Segundo dados avançados pela administração da CVI, mais de 330 mil passageiros viajaram, no primeiro ano da actividade desta empresa, na linha entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente.

Nesta época alta (Agosto/Setembro), o ferry-boat Chiquinho, que opera na linha Santo Antão/São Vicente, aumentou as ligações diárias, de duas para três, entre as duas ilhas, em resposta ao aumento da demanda nesta altura do ano, segundo a CVI.

Esta empresa começou a operar em Agosto de 2019, no quadro da concessão dos transportes marítimos Inter-ilhas, e, neste primeiro ano de funcionamento, a empresa, somente no percurso Santo Antão/São Vicente, que representa 70% do mercado nacional, transportou mais de 330 mil pessoas.

JM/CP

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.