A ‘África’ em Santiago, a cultura em São Vicente, as praias na Boavista, o calor no Fogo. Cabo Verde é tudo isto e muito mais, e está agora documentado em DVD.

Vai ser lançado hoje, Segunda-feira, 14, na Casa da Morna, Lisboa, o DVD ‘Ilhas de Cabo Verde’, produzido pela Fresco Produções. O vídeo, com locução em português e legendas em inglês e francês, tem como objectivo promover o turismo daquele arquipélago africano e as suas gentes, tradições, costumes, história, cultura.

O DVD vai ser distribuído gratuitamente e está igualmente disponível no youtube. Trata-se de um suporte para a promoção de Cabo Verde e vai ser distribuído, entre outros, nas feiras de turismo, feiras de negócios, feiras Imobiliárias, e organismos cabo-verdianos como companhias aéreas que operam no país, postos de turismo, comunidades no Mundo, embaixadas, aeroportos para além de ser difundido na televisão portuguesa e cabo-verdiana.

Cabo Verde é um arquipélago de origem vulcânica composto por 10 ilhas, marcado por uma diversidade multicultural assinalável e uma componente paisagística deslumbrante. O DVD ‘Ilhas de Cabo Verde’ desvenda em exclusivo as maravilhas deste país lusófono situado ao largo do oceano atlântico.

Desde Santiago até ao Sal, passando pelas ilhas do Fogo, Brava, Maio, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Boavista. O vídeo, com forte componente turística, desvenda tudo sobre o país, desde o mar até à montanha, com destaque para as praias, a gastronomia, a natureza selvagem, as gentes, as tradições, as festas populares e religiosas. Uma viagem de duas horas acompanhada pela boa música cabo-verdiana (como a morna, o funaná e a coladeira), não fosse este o país de Cesária Évora.

O Carnaval do Mindelo, o Festival da Baía das Gatas, o Festival de Santa Maria, o Festival Gamboa e as Festividades do Fogo. Iniciativas muito próprias e dignas de registo, enquadradas no DVD com 'visitas' aos principais pontos de cada ilha, como são a cidade da Praia, a Cidade Velha e o Tarrafal, em Santiago. Ou o Mindelo, capital cultural de Cabo Verde, em São Vicente, o vulcão do Fogo e a Vila de Sal Rei, na Boavista. Uma maratona de gravações com início em 2007 e conclusão em Fevereiro de 2009 documenta as diferenças de paisagem entre as chuvas e as épocas de seca. Um contraste natural fascinante.

Muito para ver e rever, para quem sabe mais tarde visitar e descobrir um 'novo' Cabo Verde, em franco desenvolvimento económico e social. Em português e em 'Crioulo', e como muita Mobareza, uma expressão tão própria do cabo-verdiano.

Fonte: FrescoProduções