Alepo é a segunda cidade da Síria e capital de uma região com o seu nome que tinha sido tomada de assalto pelo movimento ‘jihadista’ do Estado Islâmico, tendo desde então sido alvo de sucessivos ataques por tropas internacionais e do regime do Presidente Bahsar al-Assad.

Os ‘media’ sírios dizem que o exército governamental conseguiu controlar hoje Alepo, apoiado por ataques aéreos dos aliados russos.

O movimento ‘jihadista’ na região, controlado pela fação Hayat Tahrir al-Cham, dominam ainda parte importante da região de Idelb e setores adjacentes, como a região de Alepo, Hama e Latakia.

Após intensos ataques, ao longo dos últimos dias, as forças armadas leais ao regime de Bashar al-Assad conseguiram o controlo de todas as localidades ao redor de Alepo, pela primeira vez desde 2012, protegendo a cidade dos ataques rebeldes, de acordo como o Observatório de Direitos Humanos da Síria.

Segundo esta organização não-governamental, as forças sírias “progrediram rapidamente no norte e oeste da província de Alepo, após a retirada total das fações rebeldes”, tendo assumido o controlo de cerca de 30 aldeias.

A televisão estatal mostrou imagens de casas de Alepo onde os moradores celebravam a chegada das forças leais ao regime sírio.

O exército sírio terá também controlado uma importante via de acesso que liga Alepo à capital Damasco.

Desde dezembro, mais de 800 mil pessoas foram deslocadas da região, fugindo dos violentos conflitos que já provocaram mais de 380 mil mortes.

Apoiadas pela Rússia e Irão, as forças do regime sírio tem conseguido multiplicar vitórias, nos últimos meses, tendo recuperado mais de 70% do território.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.