“A montanha das Sete Cores, uma importante área natural de conservação, será preservada”, escreveu Martín Vizcarra na sua conta da rede social Twitter.

O chefe de Estado acrescentou ainda que é dever do Governo “salvaguardar e proteger uma belíssima criação da natureza”, que está localizada em Cuzco.

As declarações do Presidente do Peru foram realizadas após a organização não-governamental CooperAcción ter denunciado que a montanha, originalmente denominada de Vinicunca, integra uma concessão mineira desde março, o que colide com a proposta de criar uma área natural de conservação natural regional naquela zona.

A concessão para fins de exploração mineira foi autorizada pelo Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico do Peru, ficando nas mãos da Minquest Peru, propriedade da empresa canadiana Camino Minerals.

O governo regional de Cuzco informou também na quarta-feira, após a divulgação desta informação, que a Minquest renunciou à concessão mineira, em maio, “para salvaguardar a integridade, tanto do desenvolvimento cultural e turístico daquela área, como ícone representativo e cultural do Peru”.