Segundo o comunicado, a primeira operação decorreu cerca das 04:00 horas, quando a equipa da Polícia Marítima foi chamada a cooperar na área de intervenção do navio-patrulha inglês "SEEKER", para a localização e interceção de um bote de migrantes.

Na operação, foram resgatados pela embarcação "Tejo" 61 migrantes de nacionalidade afegã, dos quais 33 crianças, 15 mulheres (uma grávida) e 13 homens, tendo desembarcado no porto de Skala Skamineas, na ilha de Lesbos, na Grécia.

Pelas 05:20, a Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima detetou um bote, com 58 migrantes, dos quais 18 crianças, 10 mulheres e 30 homens, provenientes do Togo, Mauritânia, Congo e Afeganistão, tendo chamado o navio-patrulha "SEEKER" para fazer o resgate, adianta também o comunicado.

Também hoje, militares da GNR destacados na ilha grega de Quios ajudaram a resgatar 30 migrantes, entre os quais 14 crianças, que foram observados por equipas médicas e encaminhados para as autoridades gregas.

A GNR e a Polícia Marítima estão na Grécia no âmbito de uma missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), realizando patrulhamentos terrestres e dando apoio à Guarda Costeira grega para prevenir ou detetar atos ilícitos ligados à imigração ilegal ou ao tráfico de seres humanos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.