Reportagem atualizada às 4h53 desta quarta-feira (16)

Pelo menos nove pessoas ainda estão sob escombros de um prédio de sete andares que desabou na manhã desta terça-feira (15/10) no bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza, segundo o Corpo de Bombeiros. Outras nove foram resgatadas. Uma pessoa morreu.

Mais cedo, os Bombeiros afirmaram que havia um óbito decorrente do acidente mas, no início da noite, o governo estadual do Ceará afirmava que isto não estava confirmado. Momentos depois a morte desta pessoa — ainda não identificada — voltou a ser divulgada oficialmente.

Um vídeo obtido pela BBC News Brasil mostra o momento em que uma pessoa é retirada com vida
dos destroços.

Segundo a corporação, os feridos foram resgatados de dentro da estrutura que desabou.

Bombeiros trabalhando em desabamento em Fortaleza
Bombeiros resgataram nove pessoas dos escombros de prédio que desabou créditos: AssCom/CBMCE

Carros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil estão no local. De acordo com moradores da região, o desabamento ocorreu por volta das 10h30.

Segundo bombeiros que trabalham na área do desabamento, o prédio tem poucas crianças. A maior parte dos moradores é formada por casais e idosos. Acredita-se que boa parte dos moradores não estava no local por conta de o desabamento ter ocorrido em horário comercial.

O zelador de um prédio que fica a 100 metros do local disse que ouviu o barulho do desabamento e correu até a esquina para ver o que tinha acontecido. Como a poeira levantada pela queda tapou sua visão, ele decidiu voltar. O homem afirma que moradores demostravam preocupação com a estrutura do prédio, já desgastada.

“O pessoal comentava que a estrutura não estava boa. É um edifício antigo.”

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as vigas do prédio com ferros à mostra e moradores relatando a situação com preocupação.

Cães e cheiro de gás

Segundo bombeiros e pessoas que moram na região, seis andares têm dois apartamentos e a cobertura tem uma unidade. O andar térreo possui apenas colunas e um estacionamento.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Emanuel Maia Mota afirmou em entrevista à BBC News Brasil que foi registrada ontem uma Anotação de Responsabilidade Técnica informando uma reforma no Edifício Andréa, que desabou na manhã desta terça-feira em Fortaleza.

A anotação de responsabilidade é instrumento para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas, como foi o caso da reforma no edifício.

Lindalva Moreira, de 64 anos, descreveu o momento em que o prédio, vizinho a seu ateliê de costura, desabou.

“Escutei os gritos da minha filha (que estava na recepção do ateliê). Saí correndo ao encontro dela. Imaginei que era um prédio caindo”, disse, ainda com a voz estremecida, por telefone à BBC News Brasil.

Bombeiros trabalhando em desabamento em Fortaleza
Bombeiros dizem que há um forte cheiro de gás na região do desabamento e que cães farejadores estão no local créditos: AssCom/CBMCE

Funcionários de empresas próximas ao edifício disseram à BBC News Brasil que a área está isolada e que eles não conseguem se aproximar do local. Os entrevistados, que trabalham em uma clínica e uma agência de eventos a uma quadra do prédio, disseram não ter ouvido o barulho do desabamento, mas relatam a movimentação de helicópteros e ambulâncias na região.

Segundo um bombeiro que está no local, o prédio caiu como se tivesse sido implodido e tombado, em parte, na direção da rua. Ele conta que no início da tarde ainda havia um forte cheiro de gás na região.

Cães do corpo de bombeiros foram levados para o local do desabamento para ajudar nas buscas. Eles, porém, devem aguardar até que seja feita a primeira parte da limpeza dos escombros para garantir a segurança da área.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=0B1_6Rghdiw

https://www.youtube.com/watch?v=rUrkWkCsahw

https://www.youtube.com/watch?v=-M1WXF7mRZc

Escrito por: Felipe Souza (@felipe_dess) e Ingrid Fagundez - Da BBC News Brasil em São Paulo

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Os textos do parceiro BBC News estão escritos total ou parcialmente em português do Brasil.