A nova moeda de valor facial de 250 escudos, alusiva aos 40 anos da Independência Nacional e da criação do Banco de Cabo Verde (BCV), já está em circulação no país, informou hoje o banco central.

Cunhada numa liga bimetálica, a moeda possui como motivação figurativa, tanto no anverso como no reverso, composições que pretendem espelhar o percurso da Nação cabo-verdiana e do Banco de Cabo Verde, lê-se no comunicado do BCV, a que a Inforpres teve acesso.

O anverso ostenta uma composição resultante de uma combinação de diversos símbolos utilizados no setor financeiro, refletindo o papel do BCV nos domínios económico, financeiro, monetário e estatístico, explica a mesma fonte.

Na parte superior, apresenta-se o valor facial da moeda e as Armas da República de Cabo Verde, circunscritos pelo texto “Banco de Cabo Verde”, elementos das Armas da República de Cabo Verde, dispostas de forma simétrica, e a denominação “1975/40 ANOS/2015”.

No reverso, a moeda aparenta o percurso histórico do desenvolvimento de Cabo Verde em diferentes setores fundamentais como a educação, saúde, energias renováveis, água e saneamento e tecnologias de informação e comunicação.

A complementar, a moeda traz as expressões “40 ANOS DE DESENVOLVIMENTO” e “1975-2015”. Nas partes laterais, e de forma simétrica, estão apostas estrelas que representam as dez ilhas de Cabo Verde.

Para além do acabamento tipo normal para circulação, também foi cunhada com acabamento especial em liga de prata, do tipo “Prova Numismática” (Proof) e acabamento do tipo “Brilhante Não circulada”.

Inforpress

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.