A secretária-geral do Movimento para Democracia (MpD, poder) considerou que o processo para o novo conselho de administração, que conduziu Policarpo de Carvalho à presidência da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC), seguiu as melhores práticas internacionais e nacionais de transparências.

Filomena Delgado ressaltou que a empresa passou a contar com um novo Conselho Independente que assegura a “total independência dos meios de comunicação social relativamente ao poder politico”.

A dirigente do partido no poder sublinhou que a escolha de Policarpo de Carvalho para PCA da RTC seguiu os critérios de independência e competência, afirmando que o acusado não faz parte de nenhuma estrutura dirigente do MpD e que está na posse de todas as capacidades e direitos civis para o cargo proposto.

“É um feito histórico implementado pelo Governo do MpD que optou por renunciar ao seu poder legítimo de nomear o Conselho de Administração, algo de que o PAICV nunca abdicou”, disse Filomena Delgado, em conferência de imprensa, realizada esta tarde, tendo considerado que o processo foi “totalmente transparente”.

A mesma questiona os argumentos apresentados pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para “acusar o Governo ou o MpD de influenciar a escolha do novo conselho de administração”, salientando que o processo foi “transparente e munido de provas de independência”.

“O Conselho Independente, cumprindo de forma altruísta e comprovadamente competente e independente, escolheu a melhor metodologia para a análise de perfis de escolha dos possíveis nomes para o Conselho de Administração”, relatou a secretária-geral do partido que suporta o poder.

Filomena Delgado disse, por outro lado, estranhar o posicionamento do presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Carlos Santos, alegando que em nome “pessoal e não da associação”, “de forma explícita insinua uma manipulação/influenciação do Governo sobre as personalidades escolhidas pelo Conselho Independente”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.