"Subsistem algumas preocupações ao longo do Canal de Moçambique, sobretudo condições propiciadoras de ações de terrorismo, narcotráfico e outras operações ilegais, contra as quais urge tomar medidas vigorosas", referiu na terça-feira, durante um banquete oferecido ao Presidente Danny Faure.

O discurso foi hoje divulgado e, segundo Nyusi, ambos acordaram "ser urgente a tomada de medidas conjuntas" para "tornar o Canal de Moçambique a zona mais segura do Oceano Índico", acrescentou, numa alusão às conversações mantidas entre ambos.

Moçambique e as ilhas Seicheles assinaram três acordos oficiais entre os respetivos governos durante a visita do chefe de Estado daquele país a Maputo, que decorre desde domingo.

"Os nossos governos concluíram e assinaram três instrumentos jurídicos, o Acordo Geral de Cooperação, o Acordo sobre Serviços Aéreos e o de Segurança e Ordem Pública", referiu Nyusi.

Segundo destacou, a Comissão Mista de Cooperação entre os dois países "foi instruída para monitorar e dinamizar a cooperação nas áreas acordadas, devendo envolver e estimular o setor empresarial privado".

"Identificamos áreas muito concretas em torno das quais iremos desenvolver intercâmbios, nomeadamente na defesa e segurança de modo a fazer face ao narcotráfico, pirataria marítima e outros males que minem a paz, segurança e ordem pública nos nossos países e no oceano Índico", detalhou o chefe de Estado moçambicano.

A pesca, transporte, comunicações, ligações aéreas e turismo foram também abordados, incluindo a possibilidade de criação de pacotes turísticos comuns.

Danny Faure participa na quinta-feira, em Maputo, na conferência Crescendo Azul sobre economia sustentável baseada nos oceanos.

Filipe Nyusi a experiência das Seicheles no setor digna de exemplo "para, de forma sustentável e integrada, elevarmos a qualidade dos serviços" em Moçambique e "atrair mais turistas".

A República das Seicheles é constituída por 115 ilhas no oceano Índico e o turismo sustentável é uma das suas principais atividades económicas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.