O IV Fórum Mundial de desenvolvimento Económico Local (DEL) – previsto para 17 a 20 do corrente mês na Cidade da Praia - representa uma grande oportunidade para os municípios cabo-verdianos desenvolverem parcerias com as congéneres de vários países do mundo.

A afirmação é do presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Manuel de Pina, que em declarações à Inforpress adiantou que a expetativa dos municípios face a esse evento “é grande”.

“Nós vamos poder conviver com autarcas e outras individualidades de vários países do mundo. É uma oportunidade também de estabelecer relações de cooperação com outros países e tudo está sendo feito para que acordos sejam firmados durante o fórum. Há ainda a questão da troca de experiências”, disse.

Manuel de Pina sublinhou ainda que o momento será oportunidade para aprofundar conhecimentos relacionados com a problemática do poder local, do desenvolvimento económico local baseado nas potencialidades do território.

“Essas experiências serão certamente evidenciadas e trocadas. São matérias que Cabo Verde precisa para aprimorar e alinhar novos caminhos para o seu processo de desenvolvimento”, disse.

Manuel de Pina foi convidado a apresentar um tema que tem a ver com questões ligadas ao território, às parcerias e aos consensos necessários para promover o desenvolvimento económico local.

O enfoque da sua apresentação, na qualidade de autarca e presidente da ANMCV, estará nas potencialidades do território e nas parcerias necessárias à construção da plataforma de entendimento entre os atores locais no processo de desenvolvimento do território.

“E necessário potencializar aquilo que territórios têm e à volta disso ver o aproveitamento de experiências das regiões com territórios semelhantes, analisar a tendência a nível mundial, a nível regional e as parcerias necessárias. É necessário ter uma plataforma que congrega todos os atores e a partir daqui consensualizar sobre as grandes opções do desenvolvimento do território”, defendeu.

O IV Forum Mundial DEL terá lugar na Cidade da Praia de 17 a 20 de outubro e tem como tema central “Desenvolvimento Economico Local (DEL) como meio para alcançar igualdade e equidade e coesão no quadro da localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)”.

É um grande evento de carácter global que trará à Cidade da Praia altas personalidades, membros do Governo locais e regionais, organizações da sociedade civil e representantes do setor privado e das academias.

Estão esperados cerca 2 mil participantes, num evento com mais de 190 oradores para cerca de 50 sessões, onde vão ser debatidos temas ligados ao desenvolvimento económico local, no quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O fórum tem por objetivo promover o diálogo, partilhar experiências e estimular parcerias para as ações concretas em matéria de desenvolvimento económico e local.

SAPO c/ Inforpress