Francisca Santos, responsável do programa Plataformas para o Desenvolvimento local e Objectivos 2030, na Direcção Nacional de Planeamento, explicou em declarações à Inforpress que trata-se de um documento que sistematiza a experiência destes dois anos de implementação do programa, no que concerne à localização dos ODS, através do planeamento estratégico municipal participativo.

“Este documento, além de trazer conceitos, traz as principais etapas, cinco fases em 17 etapas no total, para a localização dos ODS”, esclareceu, destacando o processo participativo, mas também a comunicação que se deve fazer nas organizações, ou seja, em todos os sectores das câmaras municipais.

“O que são os ODS, como é que cada departamento, pelouro da câmara municipal deve contribuir, mas também como é que a sociedade civil pode contribuir para alcançar os ODS”, explicou.

Conforme a mesma fonte, este guia serve de orientação dos municípios, isto é, o que os gestores municipais precisam saber para elaborarem os planos estratégicos de desenvolvimento municipal, tendo em vista a localização dos ODS.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é fruto de um acordo estabelecido entre 193 países, que, convocados pelas Nações Unidas, estabeleceram um roteiro de sustentabilidade que deverá ser cumprido até o ano de 2030.

A Agenda 2030, como é conhecida, consiste em uma declaração com 17 ODS e 169 metas e está pautada em cinco áreas de importância (ou 5 Ps): Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.

A III Cimeira Internacional dos Líderes Locais decorreu durante três dias na cidade de Santa Maria, sob o tema: O território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030, envolvendo 140 participantes nacionais e internacionais de sete países de três continentes, nomeadamente Africa, América e Europa.

Organizada pela Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos, o Governo de Cabo Verde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), esta cimeira realiza-se no âmbito da implementação do Programa Plataformas para o desenvolvimento local e objetivos 2030 em Cabo Verde.

O Programa Plataformas para o Desenvolvimento local e objectivos 2030, é um programa do Governo de Cabo Verde, gerido pelo PNUD e financiado pelo Grão-Ducado de Luxemburgo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.