Trata-se do coronel Juan Gómez Rodríguez, adido de defesa militar, naval e aeronáutico junto da Embaixada do Reino de Espanha em Cabo Verde e capitão-tenente, Paul Declan Kane, Jr, oficial de cooperação de segurança junto da Embaixada dos EUA, que se encontram em final de missão no país.

O terceiro condecorado é a coronel Gwyn Ayer Carver, adida adjunta dos Estados Unidos de América (EUA em Cabo Verde, mas que tem residência em Dakar e cuja insígnia foi recebida pelo embaixador Jeff Daigle.

O ministro Luís Filipe Tavares justifica a condecoração com o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelos agraciados e pelo significativo contributo que deram para o incremento e o estreitamento dos vínculos de amizade entre Cabo Verde e os respectivos países, particularmente no sector da defesa, ao longo do ano que exercerem as funções.

“Cabo Verde tem excelentes relações com os EUA e com a Espanha. São dois países que no sector da defesa nós temos vários programas e projectos em curso. Neste momento de partida do adido militar espanhol e do responsável de cooperação no sector de defesa da embaixada dos EUA de Cabo Verde era dever meu, enquanto ministro de Defesa de Cabo Verde condecorar estas duas personalidades”, explicou.

Luís Filipe Tavares disse ainda que o Governo aproveitou a oportunidade para condecorar a adida de Defesa dos EUA residente em Dakar e cobre Cabo Verde que também está em final de missão, enquanto adida, mas que vai continuar a trabalhar com o Governo de Cabo Verde na sua próxima missão.

“São militares que se destacaram no exercício das suas funções de cooperação com Cabo Verde, daí a razão deste acto simbólico de condecoração em nome do Governo de Cabo Verde”, acrescentou.

Em nome dos condecorados, o capitão tenente Paul Declan Kane, Jr, que foi o único dos agraciados presentes na cerimónia, agradeceu o gesto do Governo cabo-verdiano, salientando que “é uma honra ser agraciado em reconhecimento pelo seu trabalho e por um Governo de um país aliado”.

“Como pessoa realista não espero na minha carreira trabalhar com parceiros melhores do que o Ministério da Defesa e o pessoal de Cabo Verde. Eu vou sempre ter orgulho de dizer que fui eu que estabeleci o Gabinete de Cooperação e Segurança dos Estados Unidos na Praia”, disse o militar que exerceu a função em Cabo Verde desde 2017 a 2020.

A insígnia do coronel Juan Gómez Rodríguez, adido de defesa militar, naval e aeronáutico junto da Embaixada do Reino de Espanha em Cabo Verde, foi recebida pelo encarregado de negócios da Embaixada de Espanha na cidade da Praia.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.