O Major Anildo Morais fez essas declarações no acto de empossamento do novo comandante da 2ª Região Militar, o Major João Alípio Monteiro, sublinhando que o esforço para a melhoria das condições de vida e de trabalho das unidades militares deve continuar para que se possa atingir o “múnus” de manter as Forças Armadas (FA) treinadas, capacitadas e prontas para atingir a segurança do país.

Segundo o responsável, o comandante agora empossado foi escolhido pela capacidade que “já demonstrou” em outras funções, acreditando que virá evidenciar “toda a sua competência” no desempenho das “importantes funções”, que agora assume.

“Comandar esta unidade territorial acarreta enormes responsabilidades e exige sacrifícios e capacidade de organização e planificação apurada”, acentuou, concretizando que o Comando da 2ª Região Militar ao longo dos anos “tem cumprido, de forma exemplar”, os seus deveres e goza de uma “excelente reputação” na ilha onde está inserida.

Anildo Morais, para quem nos últimos anos as FA conseguiram “várias vitórias”, disse que o próximo desafio é aumentar o nível de operacionalidade das Forças Armadas, o que, no seu entender, “está intrinsecamente” ligado à vida das unidades territoriais.

“O treinamento operacional tem que ser o foco das Forças Armadas. As Forças armadas têm que estar a todo o momento preparadas para cumprir as missões que lhes são incumbidas, e tal só poderá acontecer quando a operacionalidade estiver como foco principal das unidades”, frisou.

Considerando que o novel comandante, ora empossado, tem como mote o desafio de ultrapassar o “bom nível já atingido”, em busca da excelência, o chefe de Estado Maior exortou o efectivo da 2ª Região Militar a prestar “todo o apoio” ao seu novo líder e a colocar a serviço das FA e do Comando da 2ª Região Militar “todas as suas valências, competências e capacidades”.

Anildo Morais terminou, reiterando agradecimentos ao Tenente-coronel Benvindo Miranda, comandante cessante, que depois de 32 anos deixa os serviços militares, ao mesmo tempo que deseja sucessos ao Major João Alípio no desempenho deste novo cargo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.