O texto do acordo, num total de três páginas, foi assinado pelo responsável do Movimento da Sociedade Civil “Labanta Djarfogo”, Félix Lopes, e da parte do MpD pelo actual presidente da assembleia municipal de São Filipe, Adolfo Rodrigues.
O acordo a que a Inforpress teve acesso justifica tal posição com a necessidade de “garantir, permanentemente, a coerência e a estabilidade do projecto político que o Governo local pretende”, tendo em conta que o MpD e o Labanta Djarfogo comungando de valores e de princípios muito próximos.
As duas partes assumem o compromisso de colaboração activa no apoio, em sede parlamentar local, à actuação do governo local, seja nas orientações estratégicas por ele delineadas, seja no que respeita às medidas concretas propostas.
O partido e o grupo comprometem-se a acordar previamente e votar solidariamente o programa do governo municipal como orçamentos, relatórios e programas do governo municipal, propostas de leis autárquicas, de entre outros.
Com base no acordo, o Labanta Djarfogo fica com o direito de apresentar o nome de um elemento para constar da lista do MpD para a câmara de São Filipe em lugar elegível, até o número quatro no máximo, e, três nomes para constar da lista para assembleia municipal sendo um em lugar elegível, outro em lugar de efectivos e o último como suplente.
Este acordo foi celebrado “num espírito de colaboração empenhada, leal e franca e, em obediência a um propósito único – a promoção do interesse do município de São Filipe”.
Recorda-se que aquando da apresentação do movimento, o seu responsável, Félix Lopes, considerou que “a ilha atravessa momentos preocupantes para o futuro que todos almejam sem continuar a adiar o seu futuro”.
JR/ZS
Comentários