Uma ideia ou um sonho que ganhou pernas e começou a dar os primeiros passos, juntos com o projecto Divisão de Honra desde 2007 e tendo como “base na sonoridade do hip hop” pretendem ser uma lufada de ar fresco no meio musical. DH é composto por vários grupos e artistas a solo, desde SAMP, Swahily, Damani Van Dunem. Cantores consagrados pelo seu público e que “pelo amor á música” querem transmitir algo “além da música” e unir os amantes de música num só.

 Celso e Damani deixaram transparecer que a “química entre os cantores é o essencial”., quando começam uma música tudo é feito com a máxima fluidez. Uns trabalham no beat, outros na letra, até ficar 100 por cento a gosto de todos. “ Ho ho ho” é o single de um CD que será lançado no primeiro trimestre de 2010. Com esse trabalho anseiam por um despertar mentalidades, incentivar os mais novos a produzir muito e com qualidade e evidenciar a sua realidade mo dia-a-dia.

 Divisão de Honra é um movimento multicultural e procura brincar um pouco com todos os ritmos, sons que vão desde do Jazz, Rock a Kizomba. Para o seu público habitual e para os mais recentes desejam “provar que o hip hop pode ser feito por adultos de forma adulta”, de uma forma mais racional e direccionada para as preocupações reais; o clima, as relações interpessoais, as espirituais, culturais e muito mais. 

Uma barreira que os DH querem eliminar é o “fosso musical” entre a cultura portuguesa e a africana. Esta barreira há muito que foi ultrapassado no resto na Europa, EUA, mas parece que a ligação linguística ainda não é suficiente. Damani Van Dunem com a música “Papão” foi top na MTV, foi o ritmo escolhido para a publicidade do Caipirão e convidado para o festival de hip hop em Manchester, SAMP (Celso) esteve no Ranking Internacional da Antena 3, foi nº 3 com a música “ Tu és”.

“ Abraçar um projecto verdadeiro” e com algo para dar é um começo para um progresso nas diferenças culturais e o feedback do público é um motivador, CD dos DH está a ser preparado e trabalhado por todos para todos.

Confira as fotos

C Paquete