À Inforpress, Paloma Fernandes, médica responsável pela equipa de terreno, avançou que os 63 testes aplicados resultaram negativo para a covid-19, o que para a equipa é sempre uma “vitória”.

Segunda a mesma fonte, o plano é fazer um rastreio na ilha e além da localidade de Furna, estão agendadas visitas à freguesia de Nossa Senhora do Monte e mesmo na Vila de Nova Sintra, justificando que são estes os centros que aglomeram um maior número de pessoas.

Paloma Fernandes salientou o facto da Brava não ter registado até o momento nenhum caso positivo, mas, segundo ela, com a entrada e saída de passageiros, precisam ter uma noção de como a ilha se encontra.

À chegada das embarcações, a médica avançou que há um grupo que faz o controlo dos passageiros no cais da Furna, fazendo uma triagem detalhada de cada passageiro, como forma de tentar “controlar” a situação e diminuir a possibilidade da sua entrada na Brava.

Questionada sobre a colaboração dos passageiros, Paloma Fernandes sublinhou que não tem tido problemas com este processo, reconhecendo que é um processo que muitas vezes demora e que causa algum incómodo, mas que mesmo assim as pessoas têm colaborado.

Sobre os trabalhos levados a cabo pela Delegacia de Saúde no sentido de minimizar a entrada do vírus na ilha, a médica considera que se encontram “num bom caminho”, pois conforme justificou, é uma guerra com algo que não é possível ver, mas pelo esforço da equipa de saúde e das comunidades, a “avaliação é positiva”.

“Gostaria que a população nos apoiasse neste trabalho porque é um trabalho de todos nós e ao fazer cada um, a sua parte de acordo com as directrizes emanadas, todo o esforço é válido”, apelou a médica, avançando que este não é um trabalho somente da equipa médica ou de uma, ou outra pessoa, mas sim do colectivo.

Ainda esta semana, pretende-se chegar à freguesia de Nossa Senhora do Monte para a aplicação de testes para despiste da covid-19 e de seguida em Nova Sintra.

De acordo com os últimos dados actualizados nesta terça-feira, Cabo Verde contabiliza 562 casos activos, 4294 casos recuperados, 46 óbitos e 2 transferidos, perfazendo um total acumulado de 4904 casos positivos.

MC/CP

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.