A observação foi feita pelo embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, no acto de entrega do cheque simbólico ao Governo, que na ocasião esteve representado pelo presidente do Fundo Nacional de Emergência (FNE), José Luís Semedo.

“Este é o exemplo vivo da profunda amizade entre dois povos e que prova a relação amistosa entre a China e Cabo Verde”, observou o diplomata, realçando outras acções levadas a cabo para ajudar o país neste combate.

Du Xiaocong considerou que apesar de a pandemia estar a ser controlada gradualmente, a situação ainda é “complicada” e por isso prometeu que a Embaixada da China e as instituições chinesas estarão sempre com Cabo Verde para superar este desafio.

“Acredito que com os esforços conjuntos de toda a sociedade, Cabo Verde será capaz de ganhar, em breve, a batalha contra esta pandemia“, indicou.

Por sua vez, o presidente do Fundo Nacional de Emergência, José Luís Semedo, enalteceu a relação de cooperação entre os dois países e prometeu fazer tudo para que os destinatários desta doação sejam os que mais precisam.

“Deixo a garantia que enquanto presidente desta instituição o meu labor será orientado por princípios de rigor e gestão notório com o fito de fazer com que os destinatários finais desta doação sejam os que mais necessitam”, prometeu.

O presidente da Associação das Empresas Chinesas em Cabo Verde, Zhang Dengquan, disse que essa doação demonstra que Cabo Verde e China são amigos em momentos altos e baixos.

Zhang Dengquan esclareceu que este gesto surge da iniciativa de 10 empresas chinesas em contribuir para os esforços do Governo de Cabo Verde e o do povo cabo-verdiano no combate e prevenção do novo coronavírus.

No total, Cabo Verde já registou 260 casos de covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, a 19 de Março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (197, Boa Vista (56) e São Vicente (03).

Dos testados positivos há a registar 58 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infectou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.