“Temos estado a dizer aqui que é um cálculo um pouco complexo, mas tendo em conta a evolução da epidemia, especialmente aqui na Praia, nós pensamos que ainda esteja entre 1 e 2, ou seja, cada pessoa estaria a transmitir o vírus em média a duas pessoas. Acreditamos que é isso que está acontecer neste momento”, disse.

Jorge Barreto, que falava durante a conferência de imprensa habitual para o balanço da situação de Cabo Verde face à pandemia da Covid-19, explicou que o cenário descrito mostra que a situação ainda não está controlada.

“A partir do momento em que esse valor se aproxima do 1 ou -1, significando que uma pessoa transmite para uma ou menos de uma pessoa, isto quer dizer que o número de caso começará a diminuir e, aí sim, poderá nos dar uma noção de que a situação poderá estar a caminhar para uma situação de controlo” sustentou.

Nas últimas 24 horas, Cabo Verde registou mais 11 casos confirmados de Covid-19, todos na ilha de Santiago, sendo oito na Praia, dois em São Domingos e um primeiro caso no município e Santa Cruz, interior da ilha de Santiago.

Com os casos de hoje eleva-se para 326 o total dos casos de Covid-19 acumulados a nível nacional, distribuídos pelas ilhas de Santiago (267, sendo, 260 na Praia, dois no Tarrafal, três em São Domingos e um em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos, há a registar 67 recuperados e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

Até as 15 horas de hoje foram notificados mais um total de seis casos suspeitos, sendo quatro na Praia, um em Tarrafal de Santiago e um de São Vicente, estando ainda em quarentena 360 pessoas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de mais de 302 mil mortos e infectou mais de 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Inforpress/fim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.