Em conferência de imprensa, para fazer o ponto de situação do novo coronavírus (Covid-19) em Cabo Verde, Artur Correia comunicou que há mais quatro casos suspeitos das pessoas que estão em quarentena, sendo dois na Praia, um na Boa Vista e outra na ilha do Sal.

Artur Correia avançou ainda que a linha 800 11 12 já está a funcionar com a valência apoio psicológico, com 19 profissionais para ajudar as pessoas que se encontram em quarentena nos hotéis, aos que estão em acompanhamento domiciliar e aos cidadãos em geral.

Em relação aos dois casos positivos na Cidade da Praia, o responsável garantiu que estão “bem” e a evoluir muito “positivamente”.

Quanto aos quatro casos importados de Cabo Verde para Portugal, avançou que o arquipélago está à espera de uma resposta de Portugal, para desencadear um conjunto de informação para saber de qual ilha é que partiram esses cidadãos portugueses.

“Havendo essa informação, iniciaremos imediatamente a investigação (…), para que o país possa estar “em cima de conhecimento e tomar medidas imediatas”, esclareceu, esclarecendo que não tem informação se essas pessoas chagaram infectadas ou durante o voo para Portugal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Depois de surgir na China, em Dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia.

Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.